Tailândia

Primeira etapa do resto de nossas vidas

Saímos do Brasil dia 6 de janeiro com destino a Kuala Lumpur, na Malásia - onde será nossa base na ásia durante nosso sabático. Escolhemos a Malásia por ser bem central e é sempre bom ter um "lar", um porto seguro para descansar entre as aventuras que

vamos viver.

As malas foram feitas de forma bem comedida: um pouco de cada coisa, se precisar de mais: compramos la! ou seja: cada um

teve direito a duas malas (P/M para os meninos e G/M para as meninas).

Fuso horário doidera!

Não foi fácil no começo não, a diferença da Malasia com Brasil são de 9horas na frente. Demorou uns 5 dias para começarmos a

dormir melhor, tanto eu como meu marido. Já as crianças que facilidade! fusorário que nada.... praticamente se adaptaram automaticamente!

Teríamos menos de 4 dias para nos adaptarmos e começarmos nossa primeira aventura à  Tailândia dia 10. Para mim o que ajudou foi mudar o relógio, comer e deitar nas horas locais e um relaxante muscular por duas noites (esqueci o dramin... rsrs).

Informações preciosas na Tailândia

sawa dee ka = Saudação que significa bom dia/ boa tarde/ boa noite

kob kun ka = Obrigada

O formato dos templos - estupa ou pagoda: representa a montanha  - conecta terra com o céu

Moeda = Baht

100 baht = 3 dólares =12 reais. Para saber de reais é so dividir o valor do Baht por 9.

Os  banheiros não são abastecidos com papel higiênico, então leve com vc lencinho na bolsa sempre.

Viajamos no inverno (janeiro), isso significa 38 graus à tarde.... rsrss. À noite, depois das 22h, vc pode até usar um casaquinho.

1° Dia

10/01 - Rumo a Chiang Mai na Tailândia

Chiang mai fica relativamente perto de KL ( kuala lumpur) foi rapidinho de avião. Era domingo, e anoite tem a melhor e mais autêntica feira, ou melhor mercado em Chiang Mai.

Chiang Mai
Hotel Tamarind
Hotel Tamarind: lindo e aconchegante em excelente localização
Chiang Mai Highlights
Spirithouse na Tailândia
Até carro tem espírito para os tailandeses, por isso eles penduram coisas no espelho do parabrisas. Eles são extremamente supersticiosos.
Mercado em Chiang Mai
Lisu lodge
Prao
Bicicleta na Tailândia

A comida era muito estranha, as pessoas muito simples, mas estremamente simpáticas!!!

rio Kwai
Ponte do Rio Kwai
Ferrovia da morte
Cemitério dos prisionerios de guerra
Bangkok

Banheiro do shopping em Bangkok : super fashion, com imagens, som... doidera!

Plantaçao de Cha Araksa

Mulheres da tribo Ahka: poligamas, comem cachorro,são politeistas,Os homens precisam pagar pela esposa e os casamentos nao sao arranjados.

Lisu lodge

Dia 29 voltamos para nossa base em Kulala Lumpur. Muita roupa para lavar, casa para limpar.... faz parte.

Além de nos prepararmos para a próxima viagem: Laos, Camboja e Vietnan, dia 4 de fevereiro.

Dias 17,18,19,20°

26,27,28 e 29/01

4 noites no Paraiso de Surin:

Simplesmente o Brasil na Asia! kkk Nosso hotel, The Surin, fica na praia que tem o mesmo nome. Cerca de 300m de areias brancas, águas cristalinas e muitos coqueiros. 90% da praia eh ocupada por nosso hotel e o restante por um hotel vizinho.

Atendimento de primeira, povo sorridente e extremamente simpático e atencioso. Wifi até na areia... café da manha fantástico!

excelente jeito de se despedir da Tailândia. Valeu!!!!

Dia 14°, 15°, 16°

23, 24, 25/01

Refazendo as malas.... Voo doméstico para Phuket.

Antes de irmos conhecer as belas praias, mais uma boa parada na vida selvagem da Tailandia.

Elephant Hills e Rainforest Lodge

Pacote de 2 dias /3 noitesnão desapontou. O pessoal do lodge veio nos apanhar no aeroporto e nos levou para o acampamento que ficava 2h e meia do aeroporto. Chegando lá fizemos um passeio de canoa com cenários dignos de filme do indiana jones e finalmente a experiência que da o nome ao acampamento: nossa tarde com os elefantes! fantástico... alimentamos, damos banho e acariciamos os grandalhões...

Dia seguinte a van nos levou a um porto e ai pegamos por 1 hora um barquinho a motor. Nossa mala ficou no lodge e levamos apenas uma mochila para rainforest lodge flutuante. O trajeto valeu demais: uma mistura de jurassicpark, amazonas e avatar, segundo meus filhos. De babar!!!!

Nadamos no rio... na verdade eh uma represa, onde submergiu mais de 4 povoados e chega a ter 100m de profundidade. Estas

florestas são uma das mais antigas do planeta... percebe-se!

Não tem muito pernilongo, o acampamento eh confortável, mas sem luxo e a comida eh muito boa e variada. Fizemos uma trilha por 2 horas na floresta, muito legal... até uma caverna muito louca! habitada não só por inumeros morcegos, mas por aranhas e cobras kkk afff Uma aventura!! Falando assim nem da coragem né? mas estávamos num grupo de 15 pessoas mais 3 guias então beleza!

Dia seguinte fizemos canoagem... fantástico! vimos macacos foi inesquecível. A volta estava ventando muito, o barquinho tava cheio e ficamos todos molhados... o que achei ruim do lodge que não nos avisou nem ofereceu toalhas, nada... sabendo que teríamos mais 3 horas de viagem até nosso destino final : praia Surin em Phuket. O transfer foi oferecido pelo elephant hills e acho que eles deveriam ter se tocado deste fato, né? Não gostei muito de ficar molhada e embarcar numa van por 3 horas...

Fechando com chave de ouro nossa estada em Bangkok, fomos para o Cirocco tomar um drink e depois jantamos no Breeze...o lugar é absolutamente fantastico! o preço eh bem salgado... mas absolutamente vale cada centavo. Agora quem não está a fim de gastar muito, vale ir só para tomar um drink, sem problemas! Bermuda, chinelo não são permitidos lá.. Tênis, ok.

Uma dica legal : Almoçamos ao lado do palácio Wat, num lugar chamado Aromd. Muito legal. Simpático e a comida uma delicia!!! Vale a pena!!!

O buda de esmeralda, considerado o mais importante da Thailndia e que todo thai tem que ir uma vez na vida prestar votos a ele... deixou um pouco a desejar.. achei tão pequenininho... (não podia tirar foto). Já o buda deitado achei gigante! Muito lindo!

Comemos fast food ocidental - delícia!!!

Compramos IPhone, que precisávamos... A moda não dá! Não conseguimos comprar nada. Os preços são iguais aos do Brasil.

Para voltar ao hotel pegamos o SkyTrain: um tipo de metro a céu aberto até o porto e daí pegamos 40 min um shuttle do hotel...

como falei nosso hotel eh bem longe de tudo.

Segundo dia Bangkok - sabia que seria doidera... City safari... Mas nem tanto!

Chuva... afff Ainda bem que parou logo. Encontramos nosso guia, que reclamava de tudo... da localização do nosso hotel, que teríamos que pegar táxi... aí ele não conseguiu táxi... enfim, achamos que nosso dia estava fadado ao fracasso, e ainda mais com um guia despreparado, que não tinha se organizado para nos guiar nesta aventura... Estávamos parcialmente errados...

Eu de sandalinha, saimos andando pela cidade, atravessamos a ponte e pegamos um barco-táxi. A idéia do tour era realmente

experienciar a cidade utilizando os transportes disponíveis pelas pessoas locais.

Primeira parada Wat Po: templo maravilhoso - complexo impressionante. Não deixe de ir no museu. Impressionante a historia da dinastia thailandesa e seus monarcas.

Lotado de chineses... era o inferno na Terra!!! Pessoal desorganizado, que empurram, falam alto e se multiplicam.... Mas ao adentrar no local era tudo tão magnificamente lindo que os chineses e suas sombrinhas simplesmente desapareceram por um passe de mágica, era como se eles não existissem ... fiquei bestificada o lugarbeh um desbunde!!!

Nosso guia se desembestou a falar num ingles - até que enfim entendivel ... rsrsrs e o tour foi muito muito legal!!!

aprendemos muito sobre os ramas... os reis1,2,3,4,5,6,7,8 e o atual 9... até sobre a morte suspeita do 8.. que na verdade nem foi

coroado... enfim.. babado forte mas que não vou contar aki..

Deixo as fotos falarem por si só... um dos lugares mais lindos de monumentos que já fui. É passeio de índio, como chamo, por ter tanto turista, mas sim... imperdível!

11° 12°13° Dias

20,21,22/01 -  Bangkok

Pé na estrada novamente na nossa super van, com nosso guia Pat e motorista Mun rumo a cidade dos anjos: Bangkok

Escolhemos o hotel Siam - excelente e não tão bom assim. Quartos maravilhosos, um luxo (estava precisando um pouco disso... rsrsr) Mas longe de tudo!!!! Se alguém quiser ficar no Siam precisa levar isso em conta, e transporte em Bankgok não é assim tão fácil.

Primeiro dia fomos para shopping, tinhamos a tarde livre. Moda louca... super fashion.. o banheiro do shopping é simplesmente loko de tudo. Dá uma olhada:

Kwai significa rio na língua local. Então o nome do rio ficou Rio Rio... rrs. Ele é dividido em dois rios: Kwai Noi (rio pequeno) e Kwai Yai ( rio grande) e eles se encontram.

O hotel  floathouse é muito charmoso. Vale a pena saber que balança um pouco e faz um pouco de barulho quando passa barco, mas não tira o charme do lugar. O serviço não é um dos melhores, pois o pessoal local da tribo Mon não fala muito inglês e são meio bicho do mato... Tirando isso, o lugar é top.

Nada que pular nas águas do Kwai ou fazer canoagem para fazer esquecer estes contratempos.... Sem contar que ao lado do hotel

existe uma caverna magnífica que vale a pena total!

No dia seguinte visitamos a ponte do rio kwai, andamos de trenzinho, visitamos o museu impressionante onde conhecemos melhor a história vergonhosa da construção da ferrovia pelos japoneses utilizando mão de obra dos prisoneiros da segunda guerra - onde mais de 90 mil pessoas morreram, entre asiáticos e soldados holandeses, ingleses, australianos e americanos.

Floathouse - um show à parte

No Rio Kwai escolhemos um hotel muito legal!!! Literalmente no rio, chamado Floathouse. São casas flutuantes muito

aconchegantes, charmosas e extremamente confortáveis! Show de bola!!!

Abrindo nossa primeira noite, nosso guia reservou Mon Dancing Performance - uma apresentação de dança tradicional da

tribo Mon.

9°e 10° Dias

18 e 19/01

Pé na estrada... e lá fomos nos novamente. 7:45 nossa van com o nosso guia já estavam nos esperando. Mais de 700 km em estrada relativamente pequena (8h de estrada)e lá deixamos pra trás templos e ruinas, rumo nossa próxima aventura: região de Kanchanaburi.

A região faz fronteira com Myammar e possui muitos campos militares. Mas o que consagrou mesmo a região foi o famoso Rio Kwai (kuai)... Quem não lembra da musiquinha e do filme?

O caminho é longo. No caminho vimos um KFC, McDonald's... mas na hora do almoço acabamos parando num posto que tinha uma versão tailandesa de frango frito, e lá fomos nós!! Comer com a mão frango no saquinho plástico e sem guardanapo. kkkk.

As crianças estão topando tudo e nunca reclamam.... estão levando tudo na esportiva, o que nos faz ver o quanto precisamos relaxar e aprender..... Outra paradinha foi a uma venda de rua local que vendia rato do mato. Os ratos estavam comendo arroz, aí os produtores decidiram  comer os ratos para equilibrar a equação. Interessante .... rsrss... bizarro!!!

Visitamos também Si Satchamali Historical Park - era o lar do príncipe nos séculos 13 e 14. Lindas ruinas e palácio. Nosso hotel foi o Sukhothai heritage Resort- os quartos são muito bons, grandes e confortáveis, a 40 min da cidade, mas valeu a pena para descansar.

As criancas estão relativamente cansadas e o tempo que têm livres se fecham em seu mundo, vendo filmes no iPad, escutando música... até a hora do jantar e depois... Essa noite eu e meu marido nos estranhamos... Mas é normal, né? Cansaço, diversão, viagem.... faz parte.

Passeando pelo vilarejo tivemos a oportunidade de participar de um casamento! Nada turístico, tivemos a oportunidade de experienciar o "the real deal". Diferente  do nosso, a cerimônia e festa duram 2 dias!! A comida da região é bem diferente... por mais que eu esteja aberta não consegui comer, mas  as criancas e marido até que conseguiram, um pouquinho.... rsrss. Dançamos com  locais, muito animados e gentis, fizeram questão da nossa participação e ofereciam cachaça local a todos, inclusive as crianças.

Claro que não aceitamos! A minha filha loira foi um show à parte... todos queriam tirar fotos com ela kkkk....

No dia seguinte visitamos Ban Na Thon Chan - um projeto social da comunidade. Os moradores desse vilarejo vivem da agricultura, mobiliário e tecido. A vila chama-se Natonchan - os tecidos são curtidos em lama para dar maciez e as cores são dadas pelas folhas e sementes.... muito legal!!!

À tarde fizemos barbecue tailandês e voltamos para Chiang Mai, onde passamos a noite..

7° e 8° Dias

Ruínas de Babar

Dias 16-17/01

5h de estrada, rumamos para Sukhothai - cidade fundada no século 13 e foi o primeiro reinado independente na Tailândia. Foi recentemente restaurada e é protegida pela Unesco.

O parque é fantastico. Cheio de ruinas maravilhosas de templos budistas antigos e um hindu que com o tempo foi revertido ao budismo. Mesmo  com todo o calor, eh um lugar maravilhoso para pedalar. Alugar uma bike em uma das lojas na frente do parque é a melhor pedida para se locomover de ruína a ruína. Um passeio imperdível para quem visitar a Tailândia!

Na manhã seguinte acordamos 5:30. Pedalamos até dois mercados locais... O amanhecer nos campos de arroz foi uma atração à parte!! maraaavilhoso! Para mim, um das coisas mais especiais que fizemos na Tailândia! Amei muito andar de bike ao amanhecer....

Pedalando de bike pelos campos de arroz me senti a própria Julia Roberts no filme Comer, Rezar e  Amar... rsrsr (só que no filme era na Indonésia... rsss).

Nosso terceiro dia na programacao aventura nas montanhas da Tailândia começou com nova caminhada de 2 horas rumo ao vilarejo simpático chamado Prao. Nos hospedamos numa pequena pousada chamada Khum Lanna. Não tem, wifi mas nos divertimos fazendo cooking class e a comida ficou maravilhosa!!! Aprendemos 4 pratos tailandeses uma delícia!

Dia seguinte saimos do outpost e fomos para Lisu lodge - Mais trekking: 3 horas. No caminho passamos pela tribo Ahka e por uma plantação de chá. Muito legal!!! Recomendo!

Após a caminhada e vilarejo chegamos ao Lisu Lodge. Lugar simpático com melhores infras. Vista linda para o campo. Fizemos uma massagem tailandesa - que dispensa óleos e que a gente veste um tipo pijamão para receber a massagem. Estranhei.... mas foi muito boa!

Nem tudo são flores....

À noite nos  programamos para assistir ao box tailandês mas não deu certo. Chegando lá acabaram nos tirando do nosso

lugar e deu a maior confusão. É meio esquisito o lugar e as pessoas, bem estranhas. Não aconselho, não. Melhor em Bangkok.

3° 4°5° Dias

Trilogia Lahu outpost - Lisu Lodge - Khum Lanna

Dias 13 - 14- 15/01

Fomos conhecer tribos remotas na montanhas. Escolhemos a programação de 4 dias/3 noites do Lisu Lodge - que compreende 1 noite no outpost nas montanhas, 1 noite no lisu lodge, e 1 noite no Khum Lanna. As caminhadas foram bem intensas, para quem gosta, um prato cheio:  4 a 5 horas de trekking nível intermediário.

Saímos de manhã de Chiang Mai rumo a Mae Taeng, onde ficava o nosso Lisu Lodge. La separamos uma muda de roupa e começamos nosso trekking... Foram no total 5 horas exaustivas de trekking subindo a montanha rumo ao Lahu outpost.

Supostamente encontraríamos muitas tribos lisu pelo caminho, o que não aconteceu, mas mesmo assim valeu a aventura. As crianças adoraram andar pela mata e nosso guia era extremamente inteligente e nos contou muitas histórias...

A infraestrutura do Lahu Outpost era muito básica e o banheiro compartilhado.. eu normalmente não gosto muito de ficar em infra dessa forma, mas foi uma experiência bem real, como os locais vivem... Para quem quer encarar, vale a pena... o guia era muito legal e o jantar que preparou pra gente foi bem gostoso.

A cozinha era bizarra ... mas deu certo. ah.. não va esperando encontrar eletricidade que lá não tem não. As criancas curtiram muito, para minha surpresa... e levantar para ir ao banheiro (que ficava um pouco longe) no meio da noite sem duvida alguma foi uma aventura!

Fomos ver no final da tarde o templo Doi Suthep e às 18:00 vimos a cerimônia dos monges... interessante para vivenciar as práticas deles. E o pôr do sol de lá de cima é bem legal!

Na Tailândia existem 40 mil templos. Cada um é dedicado a um ano chinês... Tem templo dedicado ao cachorro, à serpente, etc... O que achei estranho é que as mulheres não podem adentrar nas proximidades do templo... Nem tocar em um monge... Se isso acontecer, ele deverá se purificar... Eu, hein?

Outro ponto interessante em Chiang Mai foi visitar o mercado... tipo mercadao em SP. Eles vendem de tudo: frutas secas,

peixes e frutos do mar seco...afff. Além de  verme de bamboo... As crianças experimentaram. Eu? Nem pensar!!!

Dos  vários tipos de transporte  o tuk tuk foi o melhor...  mas vale a pena tentar todos: taxi tipo combi aberta / o de bike, barco e, claro, o tuktuk.

Os tailandeses são muito supersticiosos. Eles  acreditam que as casas sao habitadas por espiritos. Eles constroem uma

pequena casinha na entrada da casa para estes espiritos morarem, assim deixam a casa principal .... essas casinhas se chamam spirithouse.

2° Dia

11/01 - Chiang Mai Highlights

Dia longo... passeio de dia inteiro para conhecer Chang Mai utilizando diversos transportes públicos e também alugamos bike para irmos em alguns templos... Adoramos!

Feirinha noturna de domingo em meio a templos, ruazinhas... às 18:00 estava tranquila, depois lota muito. Comida, roupas, artesanatos... Vale a pena pechinchar e as coisas sao muito baratas. Ex: 3 pachiminas, pagamos: 400 baht (50,00 as três), duas calças estampadas: 190 baht (23,75 as duas). Vale a pena conferir. Eu detesto, mas é necessario a barganha, senão os tailandeses não te respeitam, dizem que é preciso pechinchar... Eu não gosto, mas valeu a pena em quase todas as vezes. Nao foi desta vez que encontramos comidas exóticas.. nada de aranha, escorpiao... só umas frutas estranhas, lulas esquisitas... Não arriscamos comer na rua no nosso primeiro dia... mas não faltará oportunidade. Nosso guia disse que se a comida estiver quente não tem problema de intoxicação, e gelo e água só no hotel ou restaurantes legais, na rua nem pensar. No meio da  feirinha achamos um templo lindo cheio de lanternas e depois uma menininha começou a dançar.... muito lindo!!!

O clima em janeiro é bem agradável.. friozinho de 15 graus de manhã até umas 9:00, depois é quente tipo 38 graus à tarde, e à noite a temperatura refresca... um pulover leve depois das 21:00 é bem-vindo.

Hotel Tamarind é bem legal e charmoso. A noite tem jantar na piscina ao som de musica ao vivo. Nao eh luxuoso mas muito limpo e bonito. Ele é super bem localizado.. um pouco barulhento na hora de dormir, mas mesmo assim vale um tampão no ouvido e máscara de dormir (para quem ama escuridão como eu). A decoração é aconchegante e o serviço, atencioso. Excelente custo/beneficio.  As criancas estão indo muito bem... estão devagarzinho entrando no clima.. sabem como são adolescentes... as vezes são difícies de se conectarem com a vida fora da caixinha.... Mas estão abertos para conhecer novos mundos e isso vale muito a pena!!!

Uma aventura sabática em família