Japão

Nova aventura da família: Japão

A Terra do Sol Nascente

Saímos de Kuala Lumpur, nossa base na Ásia, dia 10 de maio para a aventura China e Japão em 26 dias.

Estávamos longe do Brasil, para a nossa aventura sabática em familia, desde 6 de janeiro e adotamos Kuala Lumpur como base para voltar e se sentir em casa das nossas andanças pela Ásia.

A viagem do Japão aconteceu depois de 14 dias na China. De Hong Kong voamos direto para Tóquio.

A agência que organizou nossa viagem para o Japão foi a  Selective Asia. A mesma agência que fizemos Tailândia, Laos, Vietnam e Cambodia.

15° Dia

25/05  - Chegando em Tóquio

Difícil chegada...

Chegando em Tóquio, uma agente da nossa agência Selective Asia estava nos aguardando para nos dar todas as informações, como etinerário, mapas... fomos até a bilheteria do trem e trocamos o voucher por tickets de toda a viagem e escolhemos os acentos. Bem trabalhoso, mas bastante prático. Com os passes que trocamos no aeroporto, pudemos andar a vontade de trem e de ônibus em várias cidades do Japão! uma mão na roda!

No Japão não teríamos praticamente guia nem transfer...

Do aeroporto pegamos um trem por 60 min. Paramos na estação próxima ao nosso hotel.  Recomendo comprar água, ir ao banheiro e comprar um lanchinho. É longe!

Quando chegamos na nossa estação, não era fácil pegar dois taxis com as malas, então  decidimos andar... uns 15 minutos com as malas...aí chegamos no Shiba Park : nosso hotel em Tóquio. Estávamos cansados e morrendo de fome. Não encarei o almoço do avião, então a coisa estava feia.

Mico : Shiba Park, nosso hotel em Tóquio

Nossa moeda estava muito desvalorizada e pensar em real estava sendo muito desanimador, tudo havia ficado muito caro para os brasilieiros. Imagine o Japão... TUDO era  ainda mais caro no Japão.

Tivemos que ter cautela e pé no chão na hora de escolher estadia. Tentamos mesclar categorias de hotéis tomando cuidado com o orçamento. O Shiba era um hotel 3 estrelas recomendado pela nossa agência. Não gostamos nem um pouco. Diferente das fotos da internet... quartos super pequenos, banheiro então.... minúsculo. Não recomendo!

Ficamos num anexo, ao lado de uma construção...Chegamos cansados e não tinha mais room service, nem restaurante no hotel. Tudo havia fechado às 21:00hs. Pode?

Deixamos as malas nos quartos e fomos jantar sushi e sashimi próximo do hotel. Um lugar pequeno e bem tradicional.

Simples, mas bem gostoso....E assim começou nossa história no Japão.

Entendendo Tóquio:

A cidade é considerada a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui 9. 790. 000 habitantes, cerca de 10% da população do país e a região metropolitana de Tóquio, possui mais de 37 milhões de habitantes. Números que a  torna a  a área urbana mais populosa do mundo.

Tóquio tornou-se a capital do Império em 1.868. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1.923, quando foi atingida por um terremoto e outra em  1994 e 1995, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total,foi destruída 51% de sua área e morreram mais de 150 mil pessoas.

16° Dia

26/05  - Experiência ímpar para turistas em Tóquio

Empresa Miracle Cicling Tokyo oferece o que parecia impossivel : pedalar na maior cidade do mundo

Confira nossa aventura explorando: Tóquio de bike em 10 paradas

Às 16:00 voltamos e devolvemos as bikes.

À noite fomos jantar no hotel intercontinental. Eles tinham um buffet bem legal no restaurante chamado Chef Live kitchen. Muito bom! recomendo!

17° Dia

27/05 - Explorando Tokyo a pé e de metrô

Fomos de metrô até o bairro de Ginza. Meu filho queria comprar um teclado da Yamaha e as meninas queriam ir a abercrombie.

Abercrombrie Tóquio: Socorro, caríssimo!!!

As crianças estavam acostumadas em fazer a festa na Abercrombie nos EUA. No Japão, amarga decepção. A moda estava bem legal, como sempre, mas os preços super salgados. Resultado: 1 peça apenas e só se amar muito. Fazer o quê?

Shibuya: maior cruzamento do planeta

Pegamos o metrô de Ginza para Shibuya. O melhor ponto para ver e apreciar o cruzamento fica no próprio  metro. Lá há janelas grandes e conseguimos ver e tirar fotos do alto. Depois foi a hora de cruzar e vivenciar este cruzamento... legal!!!!ao chegarmos do outro lado, tomamos um café latte no starbucks.

Se perdendo nas ruas e metrô de Tóquio

Meu marido tinha um aplicativo que mostrava o caminho.

Tinhamos reserva para o show de robots que ficava nada muito próximo dalí.

O aplicativo disse que teríamos de andar 30 minutos... andamos e nada. Corremos até uma estação de metrô, trocamos duas vezes de linha e ainda estávamos a 2km... é estávamos atrasados.

Resultado: pegamos um taxi ( na verdade 2) depois de tudo isso e não conseguimos entrar na sessão que havíamos comprado, só na próxima ( menos mal). Oh estress!!!!

Show de Robots no bairro de Kabukicho

Bairro da luz vermelha japonês tem show divertido e colorido de Mangá ao vivo

Foi uma noite muito louca. Assistimos a um show de cabaré japonês no Robot Restaurant no bairro da luz vermelha de Kabukicho.  O show tem 1 hora de duração e oferece diversão e, muitas vezes, apresentações extravagantes cheias de luzes brilhantes, taikô e música tecno.  Entre as atrações do show, teve meninas dançando com um panda gigante, dinossauros, ninjas e, é claro, robôs no palco! Durante as paradinhas que o show dá, eles vendem refri, cerveja e pipoca... uma piada! bem diferente de tudo que já vimos....o Show foi hilário... era tão maluco e bobo que chegou a ser surpreendentemente divertido! Várias estrelas já assitiram ao show. Tem uma parede cheia de fotos de celebridade que foram lá assistir ... com certeza imperdível em Tóquio!!!...rssss

O bairro de Kabukicho é um show a parte.... cheio de restaurantes, night clubs... área de entretenimento adulto, mas suave, não se via nada. Meus adolescentes foram tranquilamente, sem problema.

Karaokê em Tóquio

Os karaokês no Japão são diferentes do Brasil. São salinhas privadas onde os japoneses vão com amigos ou familiares.

Queríamos ver um kareoke aberto, onde tivesse mistura de gringos e japas. Pesquisamos no google e no tripadvice. Encontramos um super bem recomendado, mas longe dali.

Pegamos dois taxis, pagamos uma fortuna ( tipo 360 reais) e quando chegamos, descobrimos que não existia mais... dá  para acreditar? eita... google e tripadvice que feio heim?

Pegamos metrô para o hotel... e dormimos sem ter ido num karaokê em Tóquio. Dá para acreditar?

18° Dia

28/05 - Ida para Tsumago

Cidade histórica que servia de estalagem no período Edo

4 horas e meia de trem bala super confortável

Acordamos, tomamos café da manhã e seguimos viagem.

Fomos a pé com as malas até à estação de trem. Pegamos o trem até Tokyo terminal e às 12:33 pegamos o trem para Nagoya. De Nagoya trocamos de trem para Nagiso station e de lá pegamos 10 min. de  taxi ( na verdade dois) para nosso Ryokan em Tsumago.

Bela Tsumago

Cidade milenar na rota entre Quioto e Tóquio: conservação e história

Localizada entre Tóquio e Quioto, no vale da região de Kiso, Tsumago é uma cidade histórica de 300 anos. Nos anos 70 seus moradores se uniram e a restauraram. Mantiveram a cidadezinha intacta e conservada como era no século 19. Uma graça! Único problema é que tudo fecha às 17:00. TUDO!!

Fujioto Ryokan: experiência japonesa tradicional que valeu a pena!

Ficamos hospedados num Ryokan que é um tipo de homestay ou bed&breakfast muito tradicional e usado no Japão. Não havia hotéis em Tsumago, era tudo bem tradicional e achamos que experimentar a cultura local tradicional seria bem legal.

Adorei o Fujioto Ryokan! muito mais charmoso e simpático que esperava. Embora o banheiro não fosse privativo, valeu a experiência. Tudo era muito limpo e bem cuidado! Amei!!!

Mesmo a tv sendo só em japonês, a internet era ótima e assisti netflix... e mesmo com toque de recolher... rsrs adoramos!!!!Sim, o ryokan fechava as portas 21:45h e às 22:00h eles recomendavam que apagassemos as luzes, mas isso não fizemos e não tivemos problemas.

Gostamos muito a experiência do lugar, do Ryokan. Super recomendo!

PS. Em Ryokans seja simples ou de luxo os clientes precisam seguir as regras. No Ryokan Fujioto tínhamos hora de café da manhã (ou às  7:00 ou às 8:00) com menu fixo. Não podiamos usar sapato, só pantufa cedida pelo hotel. Como era uma aventura, uma experiência nova, para nós foi divertido, por duas noites.

O jantar foi um show a parte!

Super menu degustação feito com carinho e ingredientes fantásticos! Kobi... frango especial, tudo de primeira!!! E vestidos a carater: Kimono! Nossos quartos eram bonitinhos, tinha uma sala de chá exclusiva para nossa família... Uma graça! O proprietário chama-se Franco. Um japonês que viveu na Itália muitos anos... um super fofo!!!

19° Dia

29/05 - Trilha Nakasendo

8km de trilha histórica entre Tsumago e Magome

Era domingão, acordamos super tarde, comemos na rua um lanchinho e fomos fazer a trilha histórica entre as cidades de Tsumago e Magome.

As duas são cidadelas antigas do séc. 17, que serviam de estalagem para os que viajavam de Quioto à Tóquio ou vice versa.

O percurso total é de 16km - ida e volta -  mas normalmente o turista despretencioso faz apenas um dos percursos de 8km.

Foi o que fizemos. Pegamos um ônibus até Magome, andamos pela cidadela e voltamos pela trilha.

Cerca de 2h e meia. Mesmo com a umidade e o calor, o passeio foi lindo e percorremos caminhos charmosos e vilarejos pequeninos e especiais. Uma delícia!

À tarde, tomamos banho - mesmo  sendo duas áreas compartilhadas destinada a banho, posso dizer que tudo foi muito agradável, tudo muito charmoso e limpo.

Fujioto menu degustação

As duas noites foram especiais! O menu degustação dos dois jantares que tivemos no Ryokan foram magníficos!!! Muita variedade e capricho!

Os donos Franco e sua esposa cuidam de tudo pessoalmente. Depois do banho colocamos kimono, que além de conferir charme a situação, é muito confortável. A família toda amou a experiência! Duas noites no começo parecia muito, mas foi a medida certa!!!

Dicas: Em Tsumago não aceitam cartão de crédito, leve sempre dinheiro vivo para as cidades pequenas do Japão.

Quando for fazer a trilha entre Tsumago e Magome opte por ir a Magome de ônibus e fazer a trilha andando até Tsumago. Assim você terá mais descida que subida no percurso. Não faça o inverso.

20° Dia

30/05 -  Viajando para Hakone e Monte Fuji

A Chuva e a neblina nos impediram de ver o icônico Monte Fuji... Uma pena!

Levantamos cedo, tomamos café da manhã tipo western ( ovos, torrada, geléia, fruta, suco e café com leite) e fomos de taxi para a estação de trem em Nagiso.

Viagem cansativa

Pegamos o trem das 8:10 para Nagoya (1h) e de lá pegamos um Shikansen, que é o trem bala do Japão, para Odawara (2h)

Em Odawara pegamos um outro trem (tipo metro) de odawara até Yumoto station (15min)e de lá para chokokuno station (35min). Da estação, pegamos um taxi para nosso Hotel.

O melhor meio de transporte no Japão, de uma cidade a outra, é sem dúvida alguma, o shinkansen. Rápido e confortável. Mas, tantos trajetos podem ser cansativos.

Chegamos no nosso Gora Kadan Ryokan Hotel às 13:30 embaixo de chuva e muita neblina.

Nossa passagem por Hakone foi super rápida. O objetivo era ver o icônico Monte Fuji. Muitos fazem passeio de 1 dia sem pernoitar em Hakone, mas quisemos ficar no Gora Kadan por ser um Ryokan super luxo.

Ao chegar no hotel, deixamos as malas e fomos explorar os pontos turísticos embaixo de chuva. O imperdível de Hakone é o cenário pitoresco com Monte Fuji de fundo e infelizmente este não vimos. Nem a chuva nem a neblina nos deu uma trégua.

Museu ao ar livre de Hakone

mesmo embaixo de chuva, especial!

Fomos para um museu ao ar livre bem interessante, uma das atrações principais de Hakone. A chuva e a neblina conferiram uma atmosfera única..

Gora Kadan Ryokan

O Ryokan de luxo Gora Kadan foi uma experiência diferente.

O hotel zela muito pela privacidade de seus hóspedes. Fazem de um jeito que ninguém quase ve ninguém. Jantamos em uma sala que parecia de reunião, e havia regras bem rígidas para os banhos termais coletivos ( que não  fizemos). Achamos tudo muito isolado, a arquitetura, não ver outros hóspedes... talvez os Japoneses abastados gostem desta forma, nós queriamos ter esta experiência... não gostamos muito. Parecia que estavamos num convento. Uma noite foi mais que o suficiente.

21°Dia

31/05 - Viagem de trem para Hiroshima

22° Dia

01/06 - Conhecendo Hiroshima

Em Hiroshima, se faz tudo com street car ou ônibus vermelho. Super fácil. Uma vez que chegamos no castelo, fizemos tudo a pé, somente pegando o street car para o ferryboat.

Depois de conhecer e explorar Hiroshima e Miyajima em um dia inteiro, seguimos nossa viagem para Quioto, nosso último destino no Japão. Estávamos bastante cansados, mas também animados em conhecer Quioto.

Pânico: perdemos nossos passaportes!

Sem perceber, ao trocarmos de trem, pegamos as malas e deixamos uma das mochilas, justamente onde estavam nossos passaportes e a máquina fotográfica. Ficamos bem preocupados. Seguimos até Quioto, onde fomos na administração, setor de achados e perdidos. Depois de algumas ligações, localizaram nossa mochila!

Japão é um país de tradição e costumes. Ainda bem. Conseguimos reaver a mochila intacta. Já pensou se isso tivesse acontecido em qualquer outro país? pesadelo né? Arigato!

Tea Ceremony - tradição em Quioto

Nossa primeira atividade em Quioto foi participar de uma Cerimônia de Chá. Deixamos as malas no hotel, pegamos um taxi e fomos para nossa primeira atividade.

Escolhemos a empresa WAK Japão. À experiência foi bem interessante, pois além de provar saquês e chás, nos vestimos de forma tradicional, que conferiu a situação carácter e autenticidade. Gostamos muito!

Aprendemos que a Cerimônia do Chá é baseada em 4 conceitos : harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

Interessante ver nossa hostess seguir tantos procedimentos e entender quão importante é esta cerimônia para os Japoneses.

Para nós não faz muito sentido, seguir tantos procedimentos sem muito significado. Como não tem sentido religioso ou místico, fica difícil entender que se deve pegar de um jeito ou de outro no copo.... que precisa virar de um jeito e não do outro... para mim parece muita formalidade sem muito conteúdo... Não sei, mas minha opinião pessoal foi essa : muito procedimento sem muito significado.

Adorei a trasformação : kimono, cabelo.... muito legal!

Um pouco sobre Kyoto

Quioto era capital imperial do Japão até 1868 e foi instituída no século 1.

É considerada o centro cultural do Japão e concentra 1.5 milhões de habitantes. Durante a segunda guerra foi poupada dos bombardeios, conserva 1600 templos budistas, 600 locais para culto Shinto, palácios e castelos.

Dois lugares imperdíveis de Quioto são  Amashiyama com suas florestas de bambu, lago e ruazinhas pitorescas; e o bairro de Gion - antigo distrito das Gueixas, cheio de lojinhas e restaurantes.

Quioto tem tanta coisa para ver, tantos templos... tantos shrines ( templos da religião shinto) que tivemos que escolher.

À noite assitimos a performance de uma Maiko (aprendiz de gueixa) no hotel e fomos jantar num restaurante italiano/ japonês no bairro de Gion.

Hyatt em Quioto

O hotel que escolhemos em Quioto foi o Hyatt.

Achamos sóbrio e moderno. Os quartos eram relativamente pequenos e o preço do restaurante, salgado.

A localização era relativamente boa, pois passava o ônibus 206 que nos levava a estação de metrô e de trem.

24° Dia

03/06  - Dia especial! Aniversário do maridão no Japão

O meu foi na Malásia, o das crianças, na China e no Japão seria o aniversário do meu marido.

No café da manhã tivemos um bolo bem bonito e bem gostoso, organizado com o concierge do hotel.

Logo depois, pegamos o ônibus na frente do hotel até a estação de trem Quioto. De lá pegamos o trem até Arashiyama. Chegando na estação, andamos até a ponte principal, nossos Rickshaws estavam nos aguardando.

Rickshaw em Arashiyama

Arashiyama é um dos destinos turísticos mais populares em Quioto. É um distrito rico em templos, ruazinhas cheias de restaurantes, lojas e delicatessem japonesa.

Imperdível para quem visita Quioto!  O acesso é bem fácil de trem a partir da Kyoto Station.

Uma das atrações imperdíveis do simpático local é o Rickshaw puxado por rapazes super atléticos.

Por estarmos em 5 pessoas, pegamos 3 rickshaws. O passeio valeu a pena! não é barato (ótimo que pagamos antecipado pela agência, senão não teríamos feito, o que teria sido uma pena) mas acho mandatório lá! os rapazes são guias, além de drivers e são super legais!

Uma das paradas com o Rickshaw foram as duas florestas de bamboos : fantásticas!

Templo do cabelo

Doidera, mas os meninos nos levaram a um templo dedicado a oração para o cabelo. Os homens japoneses não querem ficar careca, e as mulheres querem ter cabelo bonito. Então, nada mais lógico que um templo dedicado ao cabelo, né? parece brincadeira, mas não é!

As ruelas de Arashiyama são bem bonitinhas, uma graça!

Foram 2 horas passeando de rickshaw visitando áreas e aprendendo mais sobre a região. Depois fomos almoçar na rua principal e em seguida fomos para a montanha dos macacos.

Montanha dos Macacos em Arashiyama

A subida dura uns 15 minutos, mas vale a pena, não apenas pela existência de macacos no topo, mas pela vista.

A tardezinha voltamos de trem para Kyoto station e de lá pegamos nosso ônibus 206 que nos levou até o Hyatt.

Tomamos banho... tínhamos  um jantar especial à noite.

25° Dia

04/06  - Bike tour em Quioto

Há tantos lugares para conhecer e explorar em Quioto, que tivemos que escolher.

A forma que mais gostamos de explorar cidades planas é a bicicleta. Quioto  oferece vários tours com guia, super recomendo!

Curiosidade:

A visão sobre o dragão no oriente é diferente do ocidente. No oriente, esta figura mitológica é protetora : apaga o fogo e defende o templo. Por isso vários templos utilizam esta figura esculpida ou pintada.

2 ª  parada: Nijo-jo Castle 1603) e jardim

Castelo bem interessante, gates em ouro entalhado.

No oriente não se usava mobiliário. Imperadores sentavam no chão, não havia cadeira, cama... interessante ver isso. Dentro do castelo, pode-se visitar alguns cômodos que estão retratados com bonecos. Aí consegue-se ter uma visão de como era naquela época. Infelizmente, fotografia não era permitida.

Quando andavamos de um cômodo para outro, havia um ruído a cada passo que dávamos. Nosso guia de bike nos contou que era o sistema de segurança da época. Para que soubessem que havia alguém nos corredores. A madeira foi feita no piso com metal. A cada passo se ouvia o ruído de aço raspando. Já pensou?

3 ª  parada: almoço iaki tori

Nosso guia da bike nos levou para comermos espetinhos de frango grelhados de 4 tipos. Muito bom! Japão não é so soba ( macarrão ) ou peixe...depois do almoço pedalamos até outra parte da cidade.

4 ªparada: templo dourado /Golden Pavilion

Pedalamos mais 50 minutos e chegamos. Passamos na floresta de bamboo novamente e depois deixamos as bicicletas num lugar combinado. Fizemos de trem o trajeto de volta até a estação Kyoto e de lá pegamos nosso ônibus 206 até o Hyatt.

À noite fomos num restaurante francês/japonês que o conciege indicou e assim encerramos nossa jornada nas terras das gueixas, maikos, samurais e chá.

5/06 - Ida para nossa base em KL

Acordamos tarde, tomamos café da manhã e fomos de van para Osaka airport onde pegamos nosso avião da Air Asia para Kuala Lumpur.

Estavamos a 5 meses viajando pela Ásia... teríamos mais alguns dias de descanso. Dois destinos ainda estavam por vir : um fim de semana em Singapura e 14 dias na Indonésia, até nossa volta para SP início de julho.

Meu olhar sobre o Japão: País de tradições e procedimentos milenares duros. Cultura do suicidio pela desonra,das meninas gueixas, da glória dos samurais.

Depois de 5 meses viajando pela Ásia, posso dizer que os japoneses são muito honestos e prestativos, oferecem sempre ajuda e com certeza estas duas qualidades fundamentais são marcantes neste povo. Confesso que esperava mais da  beleza do país..esperava sentir mais encantamento, mas gosto é pessoal e cada um tem o seu. Não conheci tudo do Japão, mas parti com a sensação de que já havia visto o suficiente

aventura em família no Japão
sushi em Tóquio
Miracle Cicling Tokyo
Tokyo
Shibuya
Riokan

Eu e o proprietário, Franco: Italiano/japonês! Uma graça de pessoa!

Ryokan
Fujioto
Trilha Nakasendo
Hakone e Monte Fuji
Hakone

Tentamos ver o monte fuji mais uma vez, mas a neblina não permitiu. Com um pequeno sentimento de frustração, partimos para nossa próxima aventura: Hiroshima.

Pegamos o trem até Osaka e de lá fomos para Iroshima.

Nosso hotel em Hiroshima foi o Sheraton, ao lado da estação. Chegamos às 17:00. Estávamos bem cansados. Jantamos no hotel, relação custo x benefício super boa.

Veja aqui nosso roteiro em Hiroshima e a linda ilha Miyajima.
Hiroshima
Gueixas em Kyoto

23° Dia

02/06 - Rumo à Quioto

Cidade do Chá, das Gueixas e dos Samurais

Saímos de manhã para nosso último destino nesta viagem pelas terras dos samurais.

Pegamos o trem até Chinkobe e de lá trocamos trem até Kyoto.

Tea Ceremony
Nishi Hongwanji
Nijo-jo Castle
Golden Pavilion

Muito menor do que eu podia imaginar, este é o templo budista mais famoso em Quioto.

Não achei extraordinário, mas importante visitar. Infelizmente estava lotado de turista e tirar uma boa foto era um desafio.

Depois deste templo, decidimos que já haviamos visto templos suficientes. Nosso próximo destino era o interior da cidade : Arashiyama. Já conheciamos o lugar (havíamos feito passeio de rickshaw no dia anterior), mas achamos que o trajeto até lá seria bem interessante, e foi. Um delícia pedalar até lá, super recomendo!

Arashiyama
Bike tour em Quioto

1ª parada: Nishi Hongwanji (1636 e 1760 -  templo oeste da promessa de buda)

O complexo é formado por dois halls principais com altares bem trabalhados. A fachada é toda de madeira. Bem bonito.

Performance de uma Maiko no Hyatt

Passeio de Rickshaw: rapazes atléticos, ruas lindinhas e templos antigos.

Uma aventura sabática em família