top of page

Queria algo especial para o aniversário do meu marido e nossa agência inglesa recomendou e organizou um jantar especial, onde teríamos a oportunidade de inteiração com uma aprendiz de gueixa, denominada Maiko.

 

Às 18:00 uma guia nos buscou no lobby do hotel e nos levou para uma casa ( que era restaurante) na colina de Gion.

Os restaurantes tradicionais japonese não são como os ocidentais. São saletas privadas onde as famílias ou amigos jantam sem a presença de estranhos. Particularmente, não gostamos do conceito, mas já esperavamos que seria assim.

 

Nossa guia nos deu várias explicações vagas sobre a vida de uma gueixa e das maikos. E ficamos um pouco descrentes e surpresos.

As gueixas, segundo nossa guia,  tiveram origem no Japão há séculos atrás, quando meninas de 7, 10 anos tinham que trabalhar e começaram a servir bebidas em bares e estalagens, no Japão.

Com o tempo estas meninas começaram a cantar, dançar e entreter os clientes dos estabelecimentos.

Este conceito evoluiu e as meninas começaram a estudar ( dança e canto)  e uma indústria apareceu com essa evolução.

Mulheres, conhecidas como "mães" selecionam meninas para se tornarem Maiko ( aprendiz de gueixa). Estas meninas largam a escola convencional para ingressarem num mundo completamente recluso. Tudo é restrito e nada é permitido.

 

Elas não tem contato com a família(raras exceções), não podem ter celular, ver tv ou ter amigos, a não ser outras maikos ou gueixas.

 

Comecou nosso jantar com uma gueixa nos visitando e tocando um instrumento para nós.

Em seguida se retirou e conhecemos a maiko, chamada Khoen. Nosso jantar foi um menu degustação, nada muito excepcional.

Cantamos parabéns para meu marido e comemos bolo. Conversamos muito com a maiko Cohen e aprendemos que ela pretende virar gueixa.

De manhã ela estuda música, dança e jogos de entretenimento. À tarde ela treina e dorme à noite. A "mãe " paga por seus custos e agência as performances dela  e de outras meninas que estão sob sua guarda.

Para os pais, segundo nossa guia, é uma honra ter suas filhas como maiko ou gueixa.

Perguntei qual o futuro de uma gueixa, e elas me explicaram que casar com cliente ou virar "mãe " de outras meninas.

 

No meio do jantar fizemos um jogo com a Maiko, onde ela brinca com as mãos com o cliente e quem perder tem que beber cerveja. Achamos pueril e bastante surpreendente que clientes pagam para brincar, beber cerveja se perder...

No meio do jantar a Maiko dançou para nós. Achamos surpreendente que homens bebados ( japonese são fracos para bebida) brincam e ficam vendo as maikos ( crianças de 15,16,...) ou gueixas dançarem em saletas privadas.

As Maikos ingressam nesta vida com 15 anos e viram gueixas com 21 anos. Para as famílias, segundo nossa guia, é uma honra ter sua filha vivendo como Maiko ou Gueixa....

Nossa guia também nos garantiu que outros tipos de serviços não são realizados pelas maikos nem gueixas, mas como somos ocidentais, nos pareceu difícil de acreditar. Vai saber?

 

Acho o conceito difícil de digerir: menininhas de 15 anos entretendo homens bebados dançando, tocando, servindo bebida em salas privadas....

 

À noite foi diferente, interessante....

Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto

Voltar para a página do Japão e continuar a viagem...

Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto
Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto
Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto
Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto
Jantar com Maiko e Gueixa em Quioto
Uma aventura sabática em família
Uma aventura sabática em família
bottom of page