Nova Zelândia

Desbravando a terra dos kiwis

Nova Zelândia pelos meus olhos: Lugar remoto, pouco povoado e com belezas naturais exuberantes... Gente criativa que se apelidou pelo nome da ave local. Kiwi de coração e Maori de tradição. Respeitam a natureza mais que tudo: seu playgroung radical.

12°Dia

18/04 - Bye Austrália - Voando para Auckland: Nova Zelândia

Já estávamos 12 dias viajando pela Austrália, agora seria a vez de viajar mais além... Para acompanhar nossa viagem a Austrália, segue link: Austrália.

Acordamos cedo, dirigimos até Cains e devolvemos nosso carro no aeroporto. Nosso vôo sairia às 11:50h. Voamos de New Zealand Aiways: uma viagem de 4h e meia. Todo mundo acha que Austrália fica perto da N. Zelandia... para os padrões de lá até que é.

Chegando, ajustamos novamente os relógios. Eram 15 horas de diferença com o Brasil.

Kia Ora!!! Olá! bem vindos!

Os neozelandeses já aderiram ao cumprimento Maori, seu povo nativo antes dos ingleses. Em todas as placas os turistas podem observar o termo Kia Ora que significa "olá!" ou "bem-vindo" em Maori.

Ao chegarmos na nova terra, pegamos o carro que tinhamos alugado e fomos para nosso hotel Quay West. Muito parecido com o de Sydney, mesmo conceito de apart hotel, com dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha, lavanderia e uma bela vista para a marina.

Fomos jantar na marina, que ficava  a duas quadras, voltamos e fomos dormir.

Auckland é uma cidade ajeitada. Chega a ser bonita, mas achei um tanto industrial e bem business. A vida perto do harbour pareceu ser mais agitada, mas mesmo assim, para os padrões de SP é bem devagar.

Depois do almoço acabei com uma baita enxaqueca. Iríamos subir na torre que é cartão postal da cidade, mas acabamos não indo.

Descansei e melhorei.

À noite saimos para jantar no Harbour que era ao lado do nosso hotel. Escolhemos o restaurante Mecca. Legal, e  assim encerramos nossa passagem relâmpago por Auckland, com a sensação de que não havia muita coisa a mais para ver não.

13 °Dia

19/04- Pé na estrada: destino Rotorua

Nova Zelândia: A terra dos kiwis

Devido a ave nativa, o país ganhou o apelido carinhoso de Kiwi.

13°Dia

18/04- Passeando em Auckland

Acordamos, fui para academia (fazia tempo que não ia) e depois saímos para conhecer a cidade e encontrar um super hamburguer no Burguer Burguer que minha filha havia visto no Snapchat.

A jornada acabou depois de duas horas andando pela cidade e finalmente achando o lugar.

A caminho de waitomo e hobbiton

Acordamos, tomamos café, ajeitamos o GPS e seguimos em direção a Waitomo - duas horas e meia depois, chegamos.

Glowworm: minhocas reluzentes

Waitomo é uma caverna muito especial. Você pode passar horas e horas explorando as diversas cavernas e também fazer passeios fantásticos dignos de filme tipo " abismo negro" ou labirinto.

Como estávamos só de passagem, optamos em fazer o principal : Wotomo cave com passeio de barquinho.

O que faz da Waitomo uma caverna única e inesquecível é o glowworm, ou seja, é a existência de minhocas reluzentes.

Há milhares e milhares de minhocas que, por uma reação química no rabo, brilham no escuro, dentro da caverna.

A caverna era grande, tinha uma área que parecia que estávamos numa catedral. Centenas de estalactites e estalagmites revezam em beleza ao longo de sua extensão. Quando achamos que tudo era lindo demais, fomos dirigidos pelo guia a uma área escura. Descemos uma pequena escada e lá avistamos um barquinho. Entramos nele e fomos levados por um pequeno caminho escuro e ali começou um festival de luzinhas que brilharam no teto sem parar.

A Waitomo cave é explorada pelo turismo há mais de 100 anos.

A experiência vale a pena, mas se tiver tempo, se programe para passar o dia todo lá. Infelizmente não pudemos.

Depois da caverna, continuamos para Hobbiton.

Cenário deslumbrante, igual comercial de TV.

O cenário do interior da Nova Zelandia parece mesmo com um comercial de cooperativa de leite.... tudo muito verde, fazendas e vaquinhas pastando.. além de ovelhas, muitas ovelhas!

Várias montanhas ao longe, vários tons de verde, boas estradas e  de pano de fundo contamos naquele dia com o céu azul lindo.

Rumo à Hobbiton

Que delícia! que lindo! Hollywood estava buscando uma locação para filmar Hobbit e estavam procurando na Nova Zelândia. A produção encontrou e demorou 6 meses para criar e construir a cidade. Depois de tudo pronto filmaram por apenas 12 dias, mas  a mesma cidade foi usada para filmar o Senhor dos Anéis.

Graças a visão do dono da propriedade, o lugar é mantido em perfeita conservação e é uma graça!! Vale muito a pena a visita, que dura 2h com guia obrigatório do lugar.

Hobbiton ao entardecer: Linda de morrer!!!
Rotorua: Destino Pitoresco e cheio de aventura na Ilha Norte da Nova Zelândia

Dica importante: preferimos ir às 15:30, última  sessão do dia, e fez toda a diferença : o por do sol é lindo lá! vale muito a pena!

Depois do Hobbiton fomos para Rotorua, onde passaríamos 3 noites e viveríamos grandes aventuras!

Princess Gate hotel, respirando história

Depois de 70km de Robbiton chegamos ao nosso hotel : Princess Gate em Rotorua.

Um dos hotéis mais antigos e charmosos da cidade e que guarda muitas histórias e tradições.

Havíamos escolhido duas suítes tipo apartamento num anexo, mas quando vimos o hotel, quisemos mudar para a parte antiga imediatamente. Ainda bem que conseguimos. Mais elegante, bem decorada e antiga! gostamos da troca. Os quartos tinham duas camas : uma de casal e outra de solteiro.

Em Rotorua recomendo com certeza: o quarto tem tamanho ótimo e tem nome de personalidades que ali se hospedaram. Super charmoso!

Jantamos no hotel, super gostoso e simpático. As salas de jantar e café da manhã são bem bonitas. Um dos hotéis que mais gostei no sabático! Ficamos nos quartos : Whitakker e Jacobson.

14°Dia

20/04 - Descobrindo Rotorua

Divergência : pela primeira vez nestes 4 meses de viagem sabática os interesses foram diferentes.

Meu marido e minha caçula quiseram fazer rafting radical no frio e eu e meus outros dois filhos, não.

Então a solução foi nos separarmos pela manhã.

Tava muito frio e o rafting virou coisa para amantes incondicionais de aventura, como aqueles dois.

Rafting radical no frio -  Kai Tuna River :  Maior caída do mundo 7,5m de altura.

Eles escolheram a empresa  Rotorua Rafting que foi super atenciosa e os buscaram no hotel. O passeio durou duas horas e meia. Adoraram! paisagens maravilhosas, muita adrenalina e muita água!

Te Puia: a casa do geyser Tohupu, aves kiwis e escolas nacionais de tecelagem e entalhe.

Nós 3 fomos para Te Puia : um lugar em Rotorua  que concentra grande número de geyser.  Foi muito legal ver!

Também havia algumas construções Maoris, trabalhos manuais deles e pela primeira vez vimos, quase que no escuro, um kiwi de verdade. Como eles são aves noturnas, o visitante pode observá-los atrás de um vidro numa câmera escura.

Na hora do almoço voltamos ao hotel e a família se reuniu novamente.

Meu marido e filha estavam muito felizes pela aventura, mas passaram muito frio! valeu a pena, estavam felizes.

Tarde de mais aventuras: Agroventure e Zorb

Agroventure é um pequeno parque com 5 brinquedos radicais. Nós fomos em dois.

Voamos!! muito show! e depois fomos ao Zorb : Uma bola de plástico gigante com água que vai ladeira a baixo com a pessoa dentro! doidera neozelandesa! Dois dos meus filhos foram... não bastava rolar, o problema era o frio!. Difícil tarefa, para poucos!

Tamaki Heritage Dinner & Show : Fantástico!!!

Noite Maori: Kia Ora!!

Super experiência. Um ônibus acabadinho passou para nos pegar no hotel com outros turistas. Nos levaram para um ponto de encontro. Imediatamente pensamos: "mais um turist trap".

Quatro ônibus estavam saindo para uma aldeia a 15 min dali. Não tinha idéia que iriamos fora de Rotorua. Minha expectativa era baixa. Dancinha, música e comida de buffet para turista. Tipo: nada muito especial, mas que tem que fazer... esse seria praticamente único contato com os Maoris.

A nossa motorista do ônibus começou a explicar o que iria acontecer e aí percebi que a coisa era mais interessante.

Cada ônibus escolheu seu chefe. Qdo chegamos fomos recepcionados por Maoris numa cerimônia de boas-vindas. Eles explicaram que seriam feitos rituais e que não poderíamos rir, pois deveríamos mostrar respeito. Foi tudo bem real, o chefe dos Maoris falou com os chefes brancos... foi tudo bem interessante. Era um ritual para entrarmos na vila. Quando por fim adentramos no território Maori, a vila era bem bonita, a iluminação perfeita, tudo muito bem feito!

Fomos divididos em grupos, foi muito agradável e bem interativo. Houve dança, canto, gostamos muito. E depois jantamos.

Recomendo muito! Assim acabou nossa noite cultural. Tivemos contato com os Maoris, entendemos sua cultura e costumes.

A comunidade Maori na Nova Zelandia é bem ativa e presente. Inclusive tem um canal de tv.

15° Dia

21/04- White Island e arvorismo em Rotorua

Dia de bastante aventuras! Acordamos, tomamos café e fomos até o pier. Às 9:00 tinhamos agendado nosso vôo de helicoptero ao vulcão ativo : white island, 48 km de Rotorua.

White Island de helicóptero : Viagem fantástica e Imperdível

A viagem de 45 minutos até White Island foi muito linda, tudo azul....

White Island é o  vulcão mais ativo da Nova Zelandia. Foi descoberto em 1769 por James Cook e é monitorado por cientistas frequentemente.

Depois de 45min. aterrizamos. O dia estava lindo, mas mudou radicalmente qdo chegamos. Muito vento, chuva e frio. A chuva passou rapidinho.

Descobrimos que ali havia sido contruído e operado uma mineradora, mas que foi abandonada em 1914, depois que 10 trabalhadores morreram. As ruínas desta mineradora são fascinantes.

Por causa dos gases e dos geysers tivemos que usar máscaras em alguns lugares do percurso, mas o lugar compensou. Natureza pós apocalíptica, fantástica! Passeio obrigatório !!!!

Para quem não quer fazer de heli, tem um barco que também faz o trajeto, vale a pena pesquisar.

Nós optamos em fazer de Heli e com a empresa Volcanic air safaris. Muito boa!

Nossa família adorou o passeio e no helicoptero cabia 6 pessoas mais o piloto então foi ótimo!

Tiroleza em Família : aventura em dose sextupla!!

pacote com 6 descidas, fantástico!!!

Tomamos um lanche rápido e fomos para a Rotorua Canopy tours, empresa que faz tiroleza. Minha experiência em tiroleza era quase inexistente.

As crianças haviam feito em acampamento, mas ali seria a verdadeira tiroleza... Foi uma excelente escolha, esta empresa.

Nossos guias eram super "cools", a aventura foi super agradável e eles tem um projeto que ajudam o meio ambiente e fazendo o passeio com eles ajudamos também. Parte da renda destina-se ao projeto. Bem legal!

Estávamos em 10 pessoas. Nos equipamos, recebemos as instruções e rumamos de van ao nosso destino: floresta com tiroleza de mais de 200m de extensão!

Foram no total 6 descidas. Em cada uma melhorávamos, perdíamos o medo! Uma delícia! super recomendo!!

...E assim nos despedimos de Rotorua. Cidade bonita, pequenininha, tranquila a beira rio, a beira mar...e cheia de aventuras!

16° Dia

22/04 - Dia de estrada : Rotorua para Wellington de carro (450km)

Acordei com a triste notícia que Prince havia falecido... um grande choque... me recuperei do  baque e arrumei as coisas..

Tínhamos programado sair às  9:30, mas nosso GPS simplesmente apagou e tivemos que trocar. É a segunda vez que tivemos problema com equipamento da empresa Thrifty, achei a Hertz melhor...

Finalmente às 10:30 pegamos a estrada rumo a Wellington, mas com várias paradinhas... o importante naquele dia seria o caminho, não apenas o destino final.

A estrada era muito linda, principalmente no rio Taupo. Parecia muito lago de garda na Itália.

Chegamos já havia escurecido. Escolhemos o hotel Intercontinental desta vez. Uma escolha segura. Confortável, mas novamente pequeno. Acho que foi o menor banheiro que já tivemos.

Optamos em jantar no próprio hotel, tava muito frio. Foi muito bom, uma delícia! nada barato, mas muito gostoso.

17° Dia

23/04 - Conhecendo Wellington

A morte de Prince continuava amarga na minha garganta... na noite passada havia lido muito sobre ele, visto clips.. fomos dormir tarde. Decidimos acordar sem compromisso...

Saímos pela cidade, almoçamos pizza, sanduiche... coisa leve.

A cidade de Wellington é pequena, mas bem charmosa. Gostei bastante, mas não tem muita coisa para os turistas fazerem.

Às 16:00 pegamos um trenzinho que leva até o alto de um morro. A vista é bonita. Queria tomar um cafe latte urgente vendo aquela vista linda. Inacreditavelmente o café estava fechado e aí fomos percebendo que tudo estava meio que fechando às 17:00 de sádado... já pensou?

Jantamos no bar do hotel que fica na rua. Muito legal! e para nossa surpresa encontramos no menu: pão de queijo!

E assim encerramos nossa rápida passagem por Wellington. Uma cidadezinha simpática ao sul da ilha norte da Nova Zelandia.

18°Dia

24/04 - voando para  ilha norte

Queenstown: linda e cheia de aventura!

Voamos de Air New Zealand para Queenstown. Iriamos começar a desbravar a ilha sul da Nova Zelandia.

A Nova Zelandia é dividida em duas ilhas: norte e sul.

Da ilha norte visitamos: Auckland, Rotorua e Wellington.

Da ilha sul  visitamos: Queenstown, Milford, Mt Cook e Christchurch.

A ilha sul parece ser mais impressionante pela exuberância de suas paisagens, mas a ilha norte ganha pela gentileza e simpatia das pessoas. Já o atendimento no país não imperssiona não...Austrália acaba superando.

Chegando no aeroporto fomos direto para Arrowtown - uma cidadezinha linda de morrer. Fundada em 1826 era uma cidade de mineradores. Mantem até hoje sua arquitetura. Amamos passar nossa tarde de domingo lá. Almoçamos, passeamos e aí então fomos para Queenstown.

Arrowtown: linda, antiga e pitoresca

A cidadezinha foi construída no auge da corrida do ouro em Otago. Um dos lugares mais lindos para passar o Outono, e era justamente quando estávamos la! As árvores coloridas, as ruazinhas, as casas... simplesmente mágico! De tirar o fôlego!

Chegando em Queenstown: A Cidade do Bung Jump

Queenstown é uma cidade belíssima à beira do rio Wakatipu e cercada por montanhas. Ruas pequenas recheiadas de lojinhas, bares , restaurantes e agências de turismos oferecendo passeios e muita aventura. O bung jump foi inventado lá!

Um dos pontos fortes da cidade é o skyline ou gôndolas - o que para nós chamamos de teleférico. Passeio obrigatório!

Havíamos comprado o passeio no teleférico e também o luge. Nem sabia o que era Luge, mas imaginavamos que seria legal! Deixamos as coisas no hotel e fomos para o teleférico que ficava a uns 5 min andando.

Chegamos ao topo. Vista simplesmente fantástica! e o Luge arrasou!!!!As crianças estavam eufóricas para conhecer e fazer o luge. Vimos fotos! simplesmente foi muito legal! fizemos duas vezes. É bem divertido e é para todas as idades. Vimos idosos, criancas, galeras...são carrinhos parecidos com o nosso de rolimã.

Em seguida fomos andar pela cidadezinha. Dá para fazer tudo a pé, uma delícia!

Hotel St Moritz : amei!

O hotel que escolhemos foi o St Moritz. Uma unidade familiar com dois quartos, dois banheiros, cozinha, sala e uma vista incrivel! Amei o hotel!!! A vista do restaurante também era fantástica!!

Ice Bar In Queenstown : Fun!

Olha que inusitado! Estávamos andando no harbour de Queenstown e achamos o Ice Bar, ou seja bar de gelo. Uma coisa legal para fazer com amigos e com a família. Como funciona: agendamos para voltarmos em 15 minutos. Vc paga para entrar por pessoa e a entrada dá direito a um coquetel e sua permanência é de 20 a 30 min no bar. Eles nos deram casacos, luvas, gorros. A temperatura estava -7,5.... bem gelado!!! Era um tipo de caixote congelado de 7x 4 mais ou menos. Foi legal para curtir, tirar foto!

Depois jantamos num pub animado na cidade.

....E assim encerramos um dia abençoado, conversando com as crianças, fazendo um balanço da experiência em família que estávamos vivendo. Se não falássemos sobre nossos sentimentos e sensações não haveria sentido, né?

Estávamos nos sentindo muito unidos. Rimos muito... nos divertimos muito!

Este contato, esta vivência está sendo muito preciosa... falamos muito sobre isso naquela noite...

19° Dia

25/04 Dart river safari em Queenstown

O frio bateu bem forte! Nossa, fiquei paralisada de tanto frio e quase não tirei foto.

O passeio saiu do harbour. Vamos de ônibus até um vilarejo, eles nos deram mais casacos de frio.

Continuamos até uma floresta bem bonita onde foi filmado Lord of the Rings e andamos por lá até chegarmos num riacho. O jetboat estava nos aguardando.

Foi lindo, a paisagem estonteante e o frio também!Nosso motorista do jetboat era bem legal e fazia altas manobras radicais.

Nosso fim de tarde foi tranquilo, ficamos no hotel e descansamos.

20°Dia

26/04 -  Dia de adrenalina e carneirinhos

Pulando de Bungy Jump -

Seria nosso último dia na bela Queenstown. Guardamos este dia para o Bungy Jump da minha filha mais nova (mesmo trigêmeos tem isso sim).

Escolhemos a ponte onde o Bungy Jump foi inventado: na Kawarau Bridge com a AJ Hacket Bungy.

Lugar lindíssimo, água azul, árvores com folhas amarelas, rochas...simplesmente fantástico!

Minha filha estava nervosa, mas animada e eu quase surtando, mas não tinha o direito de privá-la desta escolha: bungy jump na Nova ZelIandia, no lugar do bungy jumpy, e ela foi! Linda e maravilhosa!!!!

Orgulho de mãe em ver sua cria tão forte e corajosa... ainda mais aquela criaturinha que há 14 anos havia nascido apenas com 900 gramas....

Comemoramos e fomos para o hotel... Ainda tinhamos uns 45 min. antes da próxima atração.

Às 12:00 saímos com um barco a vapor. 45 min depois chegamos numa fazenda de ovelhas linda à beira do rio.

Sentamos num lugar previlegiado, uma vista incrível!!! e o barbecue estava uma delícia! valeu muito a pena o passeio.

No final eles mostraram uma ovelha sendo tozada... tadinha!

O passeio total durou 3h e meia.

À tarde andamos pela cidade, fizemos umas comprinhas... e fomos jantar no harbour.

TSS Earnslaw & Walter Peak Farm show

21° Dia

27/04 - Milford Sound

Nos despedimos de Queenstown e cedinho, às 8:00 pegamos entrada para Milford Sound. Todos falaram que os Fiordes eram muito lindos e que valeria muito a pena ver.

Fiordes são formações rochosas formadas milhões de anos atrás com o degelo. São paredões gigantes de 1500 a 1800 m de altura que saem do mar.

Muitos falaram para irmos de avião, mas adoramos o caminho de carro para Milford Sounds. A estrada foi simplesmente estonteante! A paisagem na Nova Zelandia foi sem dúvida alguma algo marcante nesta viagem sabática de 6 meses. Dá para entender porque Hollywood escolheu aqui para ser a casa de tantos mundos mágicos e fantásticos.

Chegamos às 11:30, deu tempo de tomar um lanche e embarcar no nosso barco da empresa Real Journeys

Então... o barco era confortável, tinha pouca gente, mas sinceramente não ficamos muito impressionados com a paisagem. Sim, era lindo, mas comparando com o que vimos no sabático, por exemplo em Halong Bay no Vietnam, ficamos pensando se realmente valeu a pena viajar 4h e meia para chegar em Milford Sound e depois voltar para Queenstown e continuar para Mt Cook o que totalizaria mais 7h5 no dia seguinte. Provavelmente não, mas já estavamos lá, então aproveitamos.

Landscape da Nova Zelândia: estradas lindas, paisagem simplesmente mágica

Não havia cidade, nem opções de restaurante em Milford Sound. Apenas 2 lodges e um café que fechou às 16:00 quando voltamos do passeio.

Nosso lodge era bom, sem luxo, mas confortável. Assistimos uns filmes no DVD do quarto, jantamos no lodge e dormimos.

22°Dia

28/04 -  Estrada para Mt Cook (7h5)

Acordamos cedo e começamos  nossa viagem de volta para Queenstown. Mesma estrada, linda de morrer.

Mas, se posso aconselhar, em Queenstown tem várias empresas oferecendo passeio para Milford Sound saindo de manhã e voltando à noitinha. Senão, há passeios de avião que leva para lá. Agora fazer o que fizemos eu não aconselho não. Achamos desnecessário, embora a caminho de carro seja fantástico.

Passando por Queenstown, paramos em Arrowtown novamente  para almoçarmos. Havíamos  estado na cidadezinha antiga no domingo. Muito linda, um excelente pit stop antes de seguirmos para Mt Cook.

Almoçamos novamente no Postmaster, lugarzinho delicioso que inclusive tem pão de queijo!

Às 14:40 reiniciamos nossa viagem rumo a Mt. Cook e 3h e meia depois chegamos ao nosso destino.

As cores das àrvores em Abril estavam fantásticas : amarelas, vermelhas... abril foi um pouco frio, mas magnífico: super recomendo!

A chegada no hotel foi linda, final de tarde e o hotel fica de frente para o Mt Cook.

Ficamos no Hermitage hotel. Ele não era bonito não. Tava mais para hospital... achei que o site foi mais generoso nas fotos que a realidade, mas a vista do quarto e do hotel compensaram.O jantar foi muito bom no restaurante à la carte. Já  o buffet parecia bandejão, muito feio, não recomendo.

Mt Cook ou Aoraki em Maori.

23° Dia

29/04 - Desbravando Mt Cook e redondezas

Às 9:30 começamos nosso passeio. Pegamos um ônibus cheio de chineses...

Fomos próximo do hotel, uns 5km. Lá, andamos 1,5km e chegamos num lago muito bonito cheio de icebergs.

Colocamos coletes e dividiram a galera em 3 barquinhos.

Fomos até bem pertinho dos icebergs, chegamos a tocar neles.

Simplesmente lindo! a água do lago é branca, meio cinza. Parece leite, devido ao pó de rocha que o processo de congelamento e descongelamento faz. A água fica desta cor.

Aprendi que este lago tem apenas 25 anos e surgiu do degelo da geleira de tasman e hooker.

A geleira da tasmania tem 24 km e esta degelando rapidamente.

Não chegamos perto da geleira - que nada mais é que um lago gigante congelado- pois elas são bem instáveis. É perigoso chegar muito perto. O que vemos na superfície da água é normalmente 10% do que tem embaixo da água.

Geleira Tasman e Iceberg: Experiência Ímpar no Mt. Cook
Pousando no Mt. Cook, uma experiência Mística
Sentindo a presença de Deus

Não sou uma pessoa religiosa, mas esta experiência me fez sentir a presença do divino.

Voltamos para o hotel, almoçamos e à tarde fomos para nosso passeio de avião. Havíamos comprado passeio de aviãozinho com aterrizagem na geleira, na encosta do Mt Cook. Como estava ventando, não foi possível ir de avião, mas sim de helicóptero. E assim fomos.

Um desbunde da natureza. 45min de pura beleza e grandiosidade.

Chegando lá, saindo do helicóptero e andando por lá, a emoção era tanta que só pude chorar, agradecer e constatar a existência de Deus. Um verdadeiro encontro com o divino.

Fortemente recomendo esta experiência para quem visitar a Nova Zelandia. Obrigatória!! Para mim foi uma das coisas mais maravilhosas que experienciei na minha vida.

...E assim nos despedimos das regiões montanhosas e maravilhosas da Nova Zelandia.... fechando com chave de diamante esta viagem fantástica, neste país fantástico!

24° Dia

30/04-  Conhecendo Christchurch

A Cidade do Terremoto

Às 8:00 pegamos estrada rumo a Christchurch, nosso último destino na terra dos Kiwis.

Para variar, as 4h e meia de estrada foram recheadas de paisagens magníficas, cores absurdamente lindas...

Chegamos para almoço. O hotel que escolhemos foi o Heritage. Um prédio antigo e muito elegante. Ficamos num apartamento com 3 suites e sala com pé direito duplo e cozinha bem legal. Mesmo que por 24h, foi bem legal.

A cidade dos Terremotos: Christchurch

Por pura ignorância, levamos um susto quando tivemos a oportunidade de andar pelo centro de Christchurch.

Não sabiamos que 80% do centro da cidade havia sido destruido em 2011, quando houve um terremoto forte de 5,5 pontos e que até agora não havia sido reconstrído. Devido sua localização, o terremoto não foi tão forte como em 2010, mas fez muito mais estragos.

Ficamos muito surpresos em constatar que mesmo passados 5 anos, muito pouco foi feito para reconstruir a cidade. Andamos pelo centro com a sensação de indignação, tristeza e descrença.

Depois de fazermos check in e almoçarmos no hotel, saímos para caminhar. Impressionante. O cartão postal da cidade que é a catedral ainda está lá, interditada, destruída.. e isso não havia visto no google, em minhas pesquisas, então não estávamos preparados.

A sensação que tínhamos era de total estranhamento. Era 16:00hs de sábado e poucos gatos pingados andavam pela rua.... onde estavam todos? parecia um filme tipo apocalipse zumbi.. e para piorar ( ou melhorar, há gosto para tudo) muitas pixações e grafites foram feitos na cidade... aí já viu...

Nos recomendaram irmos a uma espécie de mercado, mall que construíram após o terremoto, pois as lojas foram destruídas.. ....um lugar legal para ir.. lojas e barzinhos em containers. ( lá havia um pouco de gente finalmente)

Earthquake City Museum: conhecendo mais de perto

Fomos ao museu da cidade, que conta um pouco sobre os terremotos na Nova Zelandia e principalmente em Chirstchurch. Impressionante, pois o perigo não acabou e nunca vai. Há cada 10 anos haverá um grande terremos em algum lugar na NZelandia e todos tem que conviver com esta realidade... impressionante.

Jardim Botânico : Lindo spot em Christchurch

Fim de tarde fomos no jardim botânico. Lugar lindo, recomendo! Lá não evidenciamos a triste realidade da cidade.

27 steps : Melhor restaurante da nossa viagem!

À noite queríamos jantar num trem que anda pela cidade, mas como não fizemos reserva, não conseguimos. Aí fomos para um outro restaurante que encontramos na internet chamado 27 steps.

Ficava duas quadras do hotel, numa ruazinha bem linda chamada new regent st. Uma graça de rua!

Comida extraordinária!! melhor restaurante de toda viagem pela Austrália  e Nova Zelandia !!!! Super recomendo

New Regent St

25° Dia

01 de Maio : voltando para nossa base em KL via Sydney

Domingo começou tranquilo. Estávamos um pouco perdidos com o que poderímos fazer, pois nosso avião para Sydney só sairia às 16:00

Tomamos café da manhã, comemos cookies na New Regent St. e pegamos o trem turístico, mas que anda tão pouquinho pelo centro da cidade, devido as áreas ainda interditadas, que os 20 dólares por adulto não compensa.

Christchurch decepcionou um pouco, pois sempre ouvi que era linda... pitoresca, com prédios lindos... uma pena que fizeram tão pouco para reconstruir a cidade em 5 anos. Imaginamos como deve ser morar numa cidade destruída por tantos anos. Triste.

Às 13:00 dirigimos até o aeroporto, devolvemos o carro na locadora e voamos até Sydney para um stop over de uma noite antes de nossa volta para KL; nossa base neste sabático de 6 meses pela Ásia.

Nossa noite especial com amigos em Sydney

Nossos amigos de Sydney, que conhecemos em Uluru/ Ayers Rock semanas antes, estavam nos esperando no aeroporto.

Foi muito especial para toda nossa família ter pessoas amigas nos aguardando no aeroporto!!!

Eles nos levaram num restaurante delicioso com vista linda para a água e depois fomos para a casa deles! Uma noite mais que especial com novos amigos que com certeza manteremos para sempre!

Isso mostra como australianos/ italianos são pessoas especiais e muito hospitaleiras! Uma experiências de gentileza, bondade,  predestinação e empatia fantástica nesta viagem.... um aprendizado sem dúvida!!!! E muito a agradecer!

Dia seguinte, 2 de maio, nossos amigos nos levaram para o aeroporto e embarcamos pela Air Asia para Kl... Teríamos 8 dias de descanso e recarga de energia até nossa próxima aventura: China e Japão.

Uma coisa é certa : Austrália e Nova Zelândia são lugares que ficarão em meu coração e que quero voltar!

Vista de Auckland
Auckland
Waitomo
Rotorua

Rotorua é uma cidadezinha pequenininha e muito pitoresca. Cheia de cultura Maori, lagos, vulcões, geysers, e muita diversão: tirolezas, bolas de água, esportes radicais.. muita coisa boa!

Rotorua - Princess Gate Hotel
Rotorua
Helicóptero em Rotorua
Tiroleza em Rotorua

Chateau Tongariro em Whakapapa : excelente opção para almoço!

Amamos!!!!

Wellington
Queenstown - Hotel St. Moritz
Dart river safari
Queenstown - Ice Bar

A Natureza próxima ao passeio foi sensacional. Não dá para acreditar que tiramos esta foto de celular..... Inacreditável!!!!

Bungy Jump em Queenstown

nosso lodge

Mt Cook ou Aoraki em Maori
Estrada próximo de Mt. Cook : Lindíssima!
Quando viajar para Nova Zelândia

Mt. Cook é a montanha mais alta da Nova Zelandia e fica na região central da ilha sul. Sua altura é de 3.724m. A geleira Tasmania e a geleira Hooker fluem de suas encostas.

Christchurch
Christchurch - Hotel Heritage
Jardim Botânico em Christchurch
Christchurch - Jardim Botânico
Mall em conteineres
Christchurch
Earthquake City Museum
mall de rua em conteiner
New Regent St
rua charmosa no centro da cidade
Uma aventura sabática em família