Desbravando Beijing

1ª Parada: Temple of Haven

Este é um grande complexo de templos. Um grande parque, cheio de árvores e história.

Antigamente era usado pelo  imperador para oração, principalmente pelo seu povo e pela colheita e também para buscar aconselhamento espirital.

Naquela época, só homens podiam entrar no complexo. Hoje é um grande parque, onde todos frequentam.

Grande número de aposentados vão ao parque para dançar, jogar jogos de tabuleiro, peteca...

As mulheres na China se aposentam com 55 anos e os homens com 60. Cedo ne?

O templo mais importante do complexo é  o Hall of Prayer for good harvest - destinado a oração para boa colheita. É bem colorido.

Dentro, os templos são  simples, diferente da Tailândia, por exemplo, que usavam muito ouro.

Fomos para outro complexo chamado Imperial  Vault Heaven. Este era destinado aos deuses do vento e trovão. Tem uma parede que se você fala de um lado,  escuta-se do outro lado (eco wall).  Fizemos o teste e funcionou!!!

Logo em frente, foi um contruído um altar para receber o imperador do céu, mas ele nunca desceu dos céus  ali.... rsrsrs

Em seguida, pegamos a van e fomos para o Summer Palace, no destrito de Haidian, ao norte de Beijin.

O palácio foi  construído para o aniversário da mãe do imperador, por isso tem como tema : Longevidade.

Mais tarde o palácio foi usado como casa de veraneio para a família real durante a dinastia Qing.

O complexo começa com a área de trabalho do imperador, onde na entrada tem uma figura mistica chamada Qylin, cabeça de Dragão, rabo de leão, pata e chifre de boi e corpo coberto de escamas.

Em seguida tem uma área linda com o lago Kunming, que demorou 13 anos para ser feito. Não dá para entrar nos comodos, só ver de fora, uma pena.

2ª Parada: Summer Palace

Long corredor no Summer Palace, uma atração a parte!

Um ponto interesssante deste passeio foi percorrer por um longo corredor que tem mais de 700 m de extensão e mais de 14 mil pinturas.

Como não era possível para  o imperador viajar pelo país , ele resolveu criar um corredor cheio de pinturas dos lugares e situações cotidianas da China. Bem legal, mas achei bem pequeno o lugar para as pinturas... uma visão  bem limitada para um imperador sobre seu país, né? Como objeto turístico, bem interessante.

Tem até um barco de mármore, mas claro.. não navega, acho que era só enfeite.

Dragon boat: Barco do Dragão

Para finalizar o passeio no Summer Palace,  pegamos um barco caracterizado de dragão.

Aventura: jantando num buffet

Golden jaguar, uma roubada : não recomendo não!

À noite, queriamos ir para um buffet self service, para conhecer a comida e experienciar as opções, nesta primeira noite de China. Fomos num buffet bem próximo do hotel chamado Golden Jaguar.

(Cuidado ao pedir informações na rua, pois podem dizer que o lugar que você quer ir fechou, para mandarem você para um outro lugar. Isso aconteceu conosco!)

Chegamos no Golden Jaguar e ficamos maravilhados com a quantidade de ilhas de comida que havia... achamos que iríamos  nos acabar de comer... ledo engano: a comida era bem esquisita e conseguimos comer muito pouco, só experimentar. Recomendo como experiência, não como comida. Achei bem ruim! O sorvete Haggen Daas estava uma delicia!

O que entendemos disso é que não seria tão fácil comer a comida local não.

Street food em Beijing

Limpeza e organização

Saindo do restaurante passamos por uma rua que tem street food. Muito limpo e tudo bem organizado, os vendedores uniformizados.  Bem legal.

Eles tinham vários tipos de comida.. até barata, escorpião...

Minha pequena comeu escorpião, claro... ela queria experimentar desde nossa aventura no Cambodia.

Continuando nossa caminhada, fomos por uma rua muito movimentada, tipo calçadão. Como tudo é escrito em chines, vou ficar devendo o nome dela. Tem uma loja da Apple gigante.

Saindo desta rua, encontramos uma viela bem típica.Tinha música e uma pessoa dançando no palco. Super bonitinha essa rua, tinha lanternas penduradas....

...e assim encerramos nossa primeira noite na China... sentindo falta do google e facebook, mas gostando muito da diferente Beijing e seus costumes.

2° Dia

12/05

Dia especial: aniversário dos meus Tri amados!!  para acompanhar as outras aventuras na China, clique aqui e volte para a  página da China.

Summer Palace
lago Kunming
Long corredor, Summer Palace
Dragon boat
Street food em Beijing
Beijing
Uma aventura sabática em família