top of page

China

China: mais de 4 mil anos de história e tradição

Saímos de KL às 19:00h do dia 10 e chegamos em Beijing ( antiga  Pequim) a 1h da manhã  do dia 11. Foram 6 horas de vôo pela Air Asia.

 

Parentese:  Beijing ou Peking?

 

Para os chineses só existe Beijing que é o nome da cidade em mandarin, Peking é o nome da cidade em cantonês. Agora Pequim (com qui) mesmo, só para ocidentais.

1°Dia

11/05 - Conhecendo Beijin

Estávamos no 4 mês do nosso sabático em família. Eu, meu marido e nossos trigêmeos de 14 anos já havíamos visitado Tailândia, Laos, Cambodia, Vietnan, Índia, Austrália e Nova Zelandia.

A cada viagem voltávamos para nossa base em Kuala Lumpur na Malásia, onde alugamos um apartamento muito confortável para descansar, recarregar as energias e chamar de lar, durante este período.

 

Agora seria a vez de conhecer e experienciar China e Japão. As agências que trabalhamos para China foi a Audley ( mesma da Índia) e para Japão foi Selective Asia (mesma que usamos para Tailândia, Cambodia, Laos, Vietnam e Indonésia)

Meu Olhar sobre a China: Surpreendentemente meu olhar e meu entendimento sobre a China mudaram muito depois desta viagem. Tive uma surpresa muito boa convivendo e entendendo um pouco mais sobre este país e sobre as pessoas. A China é um lugar cheio de histórias, um povo guerreiro que por milhares de anos dominaram, espalharam e influenciaram as culturas vizinhas. Lugares lindos e emblemáticos, ricos do que se fazer e o que ver. Embora não goste da dominação e controle político, achei a China um lugar fascinante para se voltar, absolutamente.

Acordamos às 11:00. A temperatura estava alta, muito calor. Comemos e fomos desbravar os highlights da cidade.

 

Beijing foi fundada aproximadamente 1000 A.C., ou seja, mais de 3.000 anos e apenas 700 anos atrás se tornou a capital da China - o centro político e cultural do país, com uma população de mais de 15 milhões de pessoas.

 

 

Primeira Impressão sobre a China 

Choque : Censura e privação

 

O que mais me chamou a atenção, nesta nossa primeira experiência em Beijing, foi que ficamos ilhados tecnologicamente: sem google, sem facebook, instagram e gmail. Somente o whats up funcionava., tamanha censura e privação tecnologia e de informação que este povo sofre do seu governo " comunista caviar" .

 

Uma experiência  nova do controle comunista local, totalmente diferente do que estávamos acostumados. Todas as notícias da CNN e BBC sofrem delay devido a censura. E quando se fala algo da China nos noticiários, a tela da TV fica preta. Dá para imaginar isso? Pois é, surreal, mas verdadeiro.

 

Beijin, Cidade Cinza

Outro ponto que chamou muito atenção logo de começo foi a nevoa cinza sob a cidade, devido a forte concentração de poluição.  Impressionante e os olhos sofrem.

 

As ruas são cheias de canteiros de flores, são muito limpas, mas o ar não. A cidade parece bem evoluída, tem partes arborizadas, calçadões e marcas de luxo.

 

Em alguns lugares, parecia que estavamos em SP, devido aos viadutos, prédios  e marginais.

Nosso guia nos contou que no inverno Beijing pode chegar a 20 abaixo de zero  e é quando o céu finalmente fica azul , devido  ao vento. Já no verão, pode chegar a 40 graus, loucura né?

 

Desbravando os pontos turísticos de Beijin , clique aqui para ver Summer Palace, Temple of haven e nossa primeira noite em Beijing: comendo escorpião!!

 

 

2° Dia

12/05  - Dia especial : aniversário dos meus Tri amados!!

Havia chovido a noite toda, o céu se abriu, muito vento e a temperatura caiu...Acordamos, demos grandes abraços e beijocas nas crianças. Estavam completando 15 anos!!

 Às 9:00 começamos nosso passeio rumo à Cidade Proibida.

 

Tianamen Square

Praça histórica ainda conserva imagem de Mao

No caminho, passamos rapidamente nesta praça histórica, palco de tantos protestos.

A foto de Mao ainda está lá e a trocam frequentemente para sempre estar bem conservada.

  

Cidade Proibida - Um dos pontos mais importantes da China

Fechada para o mundo por mais de 500 anos e casa do imperador deste a disnatia Ming até Qing, este complexo de construções e jardim é simplesmente fascinante.

Infelizmente dentro das construções tem muito pouca coisa, pois quase tudo foi guardado em museus.

Meu lugar favorito lá foi os jardins e a casa de leitura. 

Ficamos só duas horas na Cidade Proibida, mas daria para ficar mais e para minha surpresa, estava cheio, mas não lotado nem tumultuado.A impressão que temos é que será um campo de batalha visitar a China e brigar com os chineses por espaço, né? Mas não foi assim não, surpreendentemente tranquilo. Achei Índia muito, muito pior.

   

Como celebrar aniversário de adolescente em Beiijng, China: 

Vencendo desafios!

Happy Valley

 

Grande desafio criar um dia especial de aniversário para adolescentes em geral, pode imaginar na China? Desafio imenso, pois as crianças estavam cansadas de ver templos, castelos ou monumentos... queriam relaxar, descontrair.. Nossa idéia então foi passar a tarde num parque de diversões (adolescentes amam!), comemos um bolo de chocolate bem gostoso (desafiador na China) e tivemos um entretenimento bem diferente e interessante à noite, para fechar com chave de ouro .... e assim conseguimos!

Surpresa de aniversário

Falamos para as crianças que iríamos de manhã na Cidade Proibida e que à tarde iríamos para o museu de  caligrafia. Ao invés disso, à tarde levamos as crianças a um parque de diversão  o único que havia, chamado Happy Valley), por isso não pudemos ficar muito na Cidade Proibida, só o suficiente.

Quando as crianças perceberam que iríamos a um parque de diversões, amaram! Foi uma ótima surpresa!

 

Bolo improvisado

 

Voltamos para o hotel às 16:00 e preparamos um lanche da tarde com bolo... não dava para não cantar parabéns, né? Nossa agência comprou o bolo para nós, pois o Marriot não fazia. Foi muito gostoso!

 

 Espetáculo: A lenda do Kung fu no Red Theatre

 Para encerrar e finalizar o dia especial, nada mais propício que um show divertido e muito bem feito! Recomendo!

3° Dia

13/05 - As Muralhas da China em Jinshanling

             Duas horas de van que valeram a pena. Construção milenar, sem turístas: Uma delícia!

Atualmente as muralhas cobrem um percurso de 6.700 km de extensão, mas antes eram mais de 10 mil km. A maior construção humana do planeta, única vista do espaço.

Foi construída ao longo de 2.000 anos com o propósito de defesa contra os bárbaros. Impressionante, né?

 

 

Grande dia: Conhecendo mais uma das 7 maravilhas do mundo.

 

Preferimos, por conselho da nossa agência, viajar 2 horas para visitarmos as muralhas da China num lugar menos turístico:  jinshanling. Acertadíssimo, praticamente tivemos as muralhas só para gente, o que sem dúvida maximizou  a experiência, fantástico!

Chegando lá, nossa van nos deixou próximo, mas percorremos um percurso de 2 horas andando. A andada é um pouco pesada, tem bastante escada, mas tiramos de letra! Quem não está acostumado pode sofrer um pouco, mas vale muito a pena! Entendi porque as muralhas da China são consideradas uma das 7 maravilhas do mundo!!

 

Para quem não quer andar, ou está com algum problema físico, um boa opção é utilizar o teleférico, nós não fizemos, então não dá para comentar.

 

Fique atento: As moças locais, quando você chega na entrada das muralhas, começam a falar com você. São muito simpáticas e acompanham durante todo o trajeto, conversando.... no final elas querem vender suvenier e isso pode trazer uma situação constrangedora. Saiba que o trabalho delas é serem simpáticas, acompanhar você e no final, esperam vender. Aconselho já cortar de cara, avisando que não quer comprar nada ou que no final compre algo delas, ok?

 

Chegamos quase às  17:00, era  sexta feira, sofremos um pouquinho com o trânsito de Beijing na volta, mesmo tendo saído por volta das 14hs. O resto da tarde descansamos no hotel e à noite fomos jantar num restaurante bem local, ao lado do novo hotel. Ficamos numa área aberta e o cardápio tinha foto. Pedimos: arroz com ovo, dois tipos de frango: tipo xadrez e outro sem molho cortadinho, meio pato de pequim( comida típica), e brócolis. Tava uma delícia!!! repetimos!! e o preço foi muito bom! Não consigo escrever o nome do lugar, pois só tinha em mandarin, infelizmente, mas era ao lado do novo hotel e tem área externa para sentar fora.

 

Nosso hotel em Beijing:  Imperial Mansion, Marriot

 

Ficamos em um hotel da rede Marriot chamado : Imperial Mansion, muito bom.

Ficamos numa unidade com dois quartos dois banheiros, sala, cozinha e lavabo.

A localização foi perfeita. Andamos para tudo. Tinha um calçadão bem legal com todas as lojas, tinha uma da apple gigante pertinho. Super recomendo!

Nos despedimos de Beijing, com boas impressões. Tudo limpo, organizado e nada muito lotado. Acho que a escolha da época para visitar a China é muito importante. Maio foi um mês tranquilo, sem multidões.

 

4° Dia

14/05 - Partindo para Xian

 

O dia amanheceu chuvoso. Acordamos cedo e fomos com nosso guia John para a estação de trem : destino trem bala para Xian. Ter uma pessoa auxiliando em Beijing foi muito bom, recomendo.

Trem bala na China: Conforto e rapidez!

Da capital Beijing até Xian, a viagem durou cerca de 5horas e meia. O trem bala chega a fazer 298km/h e você mal percebe. O trem é bem legalzinho. Tem 1ª e 2ª classe. Pegamos a primeira, para garantir.Tudo bem limpo e confortável. Vi a segunda classe e me pareceu muito bem também, parece avião.

  

Chegando em Xian

Nossa passagem em Xian foi bastante supersônica: 24 horas. Nosso objetivo era ver os impressionantes guerreiros de terracota, e isso faríamos na manhã seguinte.

Chegando em Xian, nossa van e guia estavam nos aguardando na estação. Desta vez, nosso guia era uma mocinha miudinha, parecia uma colegial e se chamava Jingjing ( que significa Cristal) e nos levaram para nosso hotel.

Desta vez escolhemos o Hilton. Pegamos dois apartamentos conectados. Amei o hotel, super lindo e muito bem localizado

Hilton Hotel em Xian: Super recomendo!

A impressão que tivemos é que deveríamos ter ficado duas noites em Xian e não apenas uma.

  

Um pouquinho sobre Xian:

Antiga capital da China, foi construída em 200 a.c., também foi o ponto inicial da rota da seda. Marco Polo esteve lá e escreveu muito sobre a cidade. Até  hoje Xian é o centro político, econômico e cultural no noroeste da China. Reúne uma população de 8 milhões de pessoas.

A cidade ainda conserva o muro de defesa da primeira dinastia, do primeiro imperador Ming.  À noite, todo o muro fica iluminado, muito lindo!!!Sua maior atração foi descoberta nos anos 70 : o exército de guerreiros de terracota perto do túmulo do imperador.

Dumpling dinner experience e Tang Dinasty Show

Para aquela única noite em Xian, nossa agência nos indicou uma experiência diferente : Dumpling dinner experience and Tang Dinasty show.

 

Dumpling é uma comida tipicamente chinesa. São trouxinhas com coisas dentro ( carne, peixe ou porco). Podem ser fritas ( aí se parecem com o chiosa) ou cozidas ( aí se precem com massas recheadas cruas).

A experiência gastronômica valeu. Já o show foi bem típico, com música e dança, gostei. A performance da Tang dinastia em Xian é considerada uma recriação autêntica  dos tempos da corte Tang. Eu pessoalmente achei que faltou enredo e história, na verdade é um espetáculo de dança. A experiência toda é bem turística, mas valeu!

 5° Dia

15/04  - Exército de Guerreiros de Terracota em Xian

               Descoberta que os Chineses chamam de a 8ª maravilha do mundo, será?

Finalmente visitei os guerreiros de terracota. Tem alguns lugares que são obrigatórios em viagens... este com certeza é na China. Não sei se é ou não a oitava maravilha, mas eu adorei ver aquelas escavações e descobrir que tem tanta coisa a mais para ser descoberta. Achei simplesmente fascinante!

  

A história dos guerreiros de terracota

 

Descobertos em 1974, o exército de guerreiros de terracota é considerado uma das maiores descobertas arqueológicas do século 20 e os Chineses tomaram a liberdade de chamá-lo " a oitava maravilha do mundo moderno".

São mais de 8 mil imagens descobertas e desenterradas e ainda estão escavando.

O imperador da época  era muito cruel. Ele unificou a China e todos que eram contra ele,  ele matava de forma cruel. Cada estado na China era um país independente. Ele governou durante 14 anos apenas, sob o nome de Qing  dinasty 2.200 anos atrás.O imperador demorou 10 anos para fazer seu túmulo com os 8 mil guerreiros e tesouros, com armadilhas.

Todos os guerreiros tem rosto de soldados reais da época  e que são muito parecidos com chineses de hoje.

O exército foi feito de cerâmica ( barro das montanhas) e pelo detalhamento nos uniformes pode-se perceber exatamente as patentes de cada guerreiro.

O exército  foi descoberto por fazendeiros em meados de 70. Eles  acharam que eram corpos enterrados, devido a perfeição.

Junto com o exército, foi encontrado um livro que descreve tudo: os guerreiros,  o túmulo do imperador e as armadilhas....sim: armadilhas, principalmente com mercúrio. As armadilhas, como no Indiana Jones, foram utilizadas para impedir saques nos túmulos. Geralmente, como no Egito, os imperadores eram enterrados com serviçais, soldados e tesouros, pois acreditavam que podiam levar estas coisas e pessoas para o outro mundo.

Neste caso, esse imperador foi mais além; também enterrou um exército inteiro em terracota.

Conforme nos anos 70 começaram as escavações, perceberam que tudo que estava escrito no livro era verdade . Usavam mercúrio como rios de veneno para proteger o túmulo  e muitas armadilhas.

Até  hoje, ainda não  abriram o túmulo  do imperador, devido ao perigo das armadilhas e do mercúrio, dá para acreditar?

Apenas em 1.999 fizeram um museu no local e abriram para o público.

  

Acordamos tranquilamente e às 10:30 saímos para visitar o exército. Nosso vôo sairia final da tarde para Guilin.

Nossa van nos levou para o local, que ficava apenas uns 15 minutos da cidade.

Eles mantiveram todas as descobertas em seus locais originais. Criaram pavilhões em cima das escavações. Em total visitamos 3.

A primeira é a maior e onde também se encontra o "hospital", lugar onde reestauram as peças.

O segundo pavilhão é menor, mas mais profundo. O terceiro é igual o segundo, onde também tem vários guerreiros originais em display. Já a quarta construção é o museu, que tem exposições e peças como a carruagem de ferro encontrada junto com o exército. Em display tambem tem os guerreiros em vitrines: achei impressionante!

O complexo todo é grande e bem construído, com ruas arborizadas, lojas e vários restaurantes. Muito legal!

 

Almoço e degustação de chá

 

Jingjin, nossa guia querida, simpática e super falante nos levou  para um restaurante onde almoçamos e tivemos uma degustação de chá. Uma moça nos explicou os diferentes chás, degustamos alguns... foi bem legal. A preparação é um show a parte, muito legal a experiência. Super recomendo!

Depois do almoço fomos para o aeroporto. Nos despedimos da Jingjing e voamos China Airlines para Guilin. Nosso próximo destino: conhecer as montanhas da China.

  

Região de Guilin : As montanhas da China

 Rios e formações rochosas de mais de 200 milhões de anos, criam cenário emblemático e inesquecível

 

Duas horas de vôo depois chegamos em Guilin. Nosso guia e van estavam nos aguardando e nos levaram para o hotel.

No caminho, nosso guia Robin nos explicou que Guilin é uma cidade pequena para os Chineses. Apenas 800 mil habitantes. Fala sério! Na escala da China que tem 1,3 bilhões de pessoas, dá para entender, né?

 

Entendemos também que várias cidades pertencem a Guilin e iríamos conhecer duas delas nesta experiência : Yangshuo e  Longji

 

Nossa passagem por Guilin foi meteórica. Menos de 12 horas. Chegamos às 22:00, dormimos num hotel e manhã seguinte pegamos um cruzeiro para Yangshuo. Guilin pareceu bonita, mas acho que fizemos certo.

 

6° Dia

 

16/05 -  Cruzeiro de Guilin até Yangshuo

               Lindo cruzeiro, paisagem emblemática 

 

Nosso cruzeiro começou às 9:30 e nosso guia nos acompanhou. As bagagens foram de van até Yangshuo.

Quando chegamos no porto havia muitas embarcações, mais de 10 saindo com a nossa, mas logo se dispersaram e a experiência foi muito legal.

Nosso barco era muito confortável, sentamos numa mesa para 6 pessoas com janela bem grande, mas passamos a maior parte da viagem do lado de fora, apreciando a paisagem milenar.

Ao longo do rio Li, vimos cenários maravilhosos. Inúmeros limestons e formações fantásticas. Naquela manhã, o rio estava bem marron, pois havia chovido muito nos dias anteriores, mas mesmo assim a paisagem estava exuberante. Nos lembrou muito Rainforest na Tailândia e Halong bay no Vietnam. Lindo demais! Imperdível!!

Fantástica Yangshuo

Paisagem de milhões de anos transporta visitantes para cenário de "O elo Perdido" 

 Yangshuo significa "facing to the sun" em português :  de frente para o sol. Foi um dos lugares que mais gostei no sabático, sem dúvida alguma. A região toda é cercada por milhares de montanhas de limeston pré-históricas. Para mim, que amava o seriado dos anos 70/80 " O elo perdido", fiquei maravilhada.

 

Quando chegamos, fomos direto para nosso hotel que ficava uns 30 minutos dali. Simplesmente lindo!

 

Yangshou Retreat Hotel

Linda paisagem, o hotel que escolhemos ficava  a beira do rio Yulong. Paisagem romântica  e pitoresca, uma graça.

O hotel em si era charmoso, mas sem luxo. Gostei bastante.

ENTARDECER EM YANGSHOU: ESPETÁCULO!!!!

Almoçamos no hotel, descansamos... tomamos vinho à beira do rio...O por do sol foi um show à parte. Dá para acreditar nesta foto, tirada do celular e sem nenhum recurso de correção de imagem?

Espetáculo Impressions

Performance realizada pelo povo local

À noite, fomos num show chamado : Impressions. Este show foi dirigido pelo mesmo diretor da abertura dos jogos olímpicos na China em 2008, porém ele montou este espetáculo antes, há 12 anos atrás. Sinceramente? achei massante e pouco explorou o cenário natural. Mas.. acho que eu estava esperando demais. O show conta com 600 participantes de vilarejos locais e tem capacidade para um público de mais de 3mil pessoas. É uma super produção e parte da renda vai para os participantes e isso é muito bom. Achamos bem chato e devagar, mas esta foi nossa opnião.

7° Dia

 

17/05 - Explorando Yangshuo: aclamado pelos chineses como o lugar mais lindo da China

               Dá para não concordar?

Yangshuo é descrito pelos chineses como o lugar mais bonito da China e eu totalmente entendo o porquê. Quem vai para China com certeza deve incluir Yangshuo no etinerário, obrigatório!!!

 

O dia estava lindo, ensolarado, o que não é comum para esta região, que segundo nosso guia, vive nublada - o que confere uma atmosfera ainda mais mística e misteriosa ao cenário.

 

Pedalando às margens do Yulong

Simplesmente de tirar o fôlego, a pedalada mais linda da minha vida!

Simplesmente de tirar o fôlego, a pedalada mais linda da minha vida!

Nosso dia começou com uma bela pedalada de 2 horas às margens do rio e cercadas por centenas de montanhas e limestones.

As bicicletas, super novas, foram cedidas pelo nosso hotel. Pegamos um caminho super legal e o percurso bem fácil e plano. Passamos por vilarejos e plantações.

Simplesmente maravilhoso. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que este foi o cenário mais lindo que experienciamos de bike neste sabático!

Rafting de bamboo no rio Yulong : cenário pré-histórico na frente do nosso Hotel

Almoçamos no nosso charmoso hotel, às margens do rio e a tarde fomos fazer o tradicional passeio de rafting de bamboo. Fantástico, pois pudemos ver o cenário e o nosso hotel de outro ângulo. Super especial.

Explorando a cidade de Yangshou

Duas noites foram boas, mas três teria sido ainda melhor!

Yangshou tem 50 mil habitantes, praticamente um vilarejo, para os padrões chineses.

 

Fomos passear numa rua principal chamada West street, cheia de restaurantes e lojinhas. Super simpática e bem chinesa.

Escolhemos um restaurante chamado Cloud9 e sentamos no "balcony", tipo mesinha com vista no piso superior. Pedimos pratos chineses tipo arroz com ovo, frango com amendoim, noodles,  e ai vai... pegamos uns 4, 5 pratos e compartilhamos. De repente começamos a escutar vários chineses cantando... e diga-se de passagem, cantavam mal pra burro.. descobrimos que eles fazem karaokê na calçada dos estabelecimentos.. imagine: uns 3 estabelecimentos fazendo isso na calçada? hahaha... exatamente, uma poluição sonora desmedida! engraçado!

O entardecer nesta cidadezinha foi bem especial, duas noites foram ótimas em Yangshou, mas três teria sido ainda melhor. Seguramente um dos meus pontos favoritos neste sabático pela Ásia. Um lugar para voltar.

Pescaria com patos - Cormorant fishing trip

 Prática milenar de pescaria utilizando espécie de patos, ainda é  atração em Yangshou

Ao cair da tarde, fomos   assistir uma pescaria ancestral. Uma forma milenar que os chineses usavam para pescar, era treinando um tipo de ave chamada Cormorant( que parece pato) para pescar por eles. Esta tradição foi exportada para o Japão que também utiliza o método. Felizmente, digo isso pensando nos bichinhos, esta arte de pescaria esta fadada a desparecer do mapa, pelo menos da China, pois assim como várias artes milenares, a tradição é passada de pai para filho e as novas gerações estão preferindo outras atividades e formas de ganhar a vida. Antigamente cerca de 100 famílias praticavam esta pesca na China inteira, agora apenas 10.

Segundo nosso guia, este tipo de ave que pesca vive 30 anos. Aos 3 meses começa a ser treinada e só trabalha por 15 anos. Os outros 15, vira pet ou usam para tirar foto com turistas. Os chineses não gostam desta ave para comer.. sorte delas!

Outra coisa curiosa sobre esta ave é que mesmo sendo treinada, elas pescam 7 peixes para o dono e se recusam continuar, somente depois de comer 1 peixe ( ou seja, o oitavo) volta ao trabalho; ou seja, pesca 7, come 1. Porque do número 7 ninguém sabe, e foi um consenso geral em gerações... inconsciente coletivo de jung agindo nos patos? quem sabe... super interessante!

...e assim terminamos nossa aventura na bela e inesquecível Yangshuo.

 

8° Dia

 

18/05 - A caminho de Longji: As costas do Dragão

Longji em chinês significa as costas do dragão. Naquela manhã pegamos a van com nosso guia e seguimos cerca de 3 horas de viagem pela área rural de Guangxi.

Chegando no vilarejo de Pingan, seguimos andando por 30 minutos até uma área chamada " Dragon's backbone rice terraces" na região de Longji.

Pegamos apenas uma muda de roupa, nossas malas ficaram num locker no escritório de turismo do vilarejo.

Chegamos de van num tipo de gate do vilarejo de Pingan e de lá andamos ( ou melhor subimos) até nosso hotel. São muitas escadas, cansa um pouco. Paramos num restaurante local chamado Green Garden Café ( a vista é ótima de lá) e depois seguimos ao nosso hotel : Lian Lodge

 

Lian Lodge

O hotel ficava no alto do vilarejo. A vista dos terraços era bem bonita do nosso quarto, que tinha janela dos dois lados.

Único problema é que era bem barulhento devido aos transeuntes.

 

Não gostamos muito do cardápio do restaurante do hotel,  então decidimos não  comer lá não. Jantamos no mesmo lugar do almoço: Green Garden Café.

Trilha imperdível nos campos de arroz verticais na China

"Dragon's backbone rice terraces"

Depois de almoçarmos e de conhecermos o hotel, andamos por uma trilha relativamente fácil e imperdível para quem vai para o vilarejo de Pingan. Fomos a vários mirantes e tiramos fotos incríveis dos campos de arroz verticais em forma de degraus. Uma tradição milenar por lá e que transformou o cenário da região em uma natureza fantástica e única. Simplesmente de tirar o fôlego.

Haja Paciência...

 

As conversas com nosso guia Robin, às vezes eram bem chatinhas, pois ele defendia a China como melhor em tudo... e quando falávamos de países vizinhos, ele sempre falava o que tinha lido em livros, mesmo quando tínhamos vivenciado diferente, devido nossa viagem sabática.

Levamos em conta que o controle sobre a informação na China é pesado, por sua política comunista (mas a economia é bem capitalista) as pessoas não vivenciam, lêem o que lhe é possível e muitas vezes a verdade é deturpada.... então respiramos fundo e relevamos as devagações, um tanto quanto presunçosas, de nosso guia... e deixamos para lá.

Andamos também pelo vilarejo, que é bem pequeno e é composto por vielas íngremes.

Encontramos no caminho várias mulheres da "tribo miau" elas não cortam o cabelo e eles vão até  quase o pé.

Durante o jantar conversamos bastante, demos risadas... trocamos impressões. As crianças estavam muito surpresas e felizes com o que tínhamos vivido até agora na China... na verdade todos nós estávamos.

Nosso roteiro foi muito dinâmico, porém bem relaxado, sem stress e o mais importante : descobrindo várias pérolas da China.

 

.. e assim fomos dormir.. com uma sensação de conforto e de contentamento...

 

 

9° Dia

 

19/09 - Bye bye montanhas de Longji

 

Acordamos tarde, pois nosso guia ia nos levar de volta para a cidade de Guilin apenas às 11:30. Nosso vôo para Shanghai sairia do aeroporto de lá, só no fim de tarde.

 

Passamos no escritório de turismo, pegamos nossas malas, que havíamos  deixado no locker do vilarejo e seguimos viagem até o aeroporto de Guilin a 2h5 dali.

Almoçamos e aguardamos. Nosso vôo só sairia às 16:30.Duas horas e meia depois, chegamos em Shanghai.

 

Nossa guia estava aguardando com a van e nos levou direto para nosso hotel.

Desta vez pegamos um hotel super moderno e super fashion. Nunca havíamos ficado nesta cadeia de hotéis que se destaca por ser super arrojada, moderna e bem fashion. Nosso quarto e o das crianças eram simplesmente lindos! Amei ficar 4 noites lá. Claro, não era barato, mas de vez em quando é bom! A localização foi fantástica e a vista então: perfeita!

 

Jantamos no próprio hotel e dormimos, estávamos bem cansados.

 

10° Dia

20/05 - Linda Shanghai

 

Acordei e fui para a academia. Simplesmente vista fantástica! estava lá, sozinha... uma benção.

Desci para tomar café, era meu momento. Mais vista incrível....me inundei de alegria e gratidão.....🙏🏻

Um pouquinho de história:

 

Shanghai é a maior cidade da República da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Fica localizada na costa central da China oriental, na foz do Rio Yangtze.

Originalmente era uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil. Shanghai ganhou importância no século XIX, devido a localização favorável do seu porto e por ser uma das cidades abertas ao comércio exterior.

 

A cidade floresceu como um centro comercial entre o oriente e ocidente e tornou-se um polo financeiro internacional na década de 1930. No entanto, quando o partido comunista chegou ao poder em 1949, a influência internacional da cidade declinou. Em 1990, as reformas econômicas introduzidas levaram a um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Shanghai tornou-se o maior porto de cargas do mundo.

Quando se anda, principalmente próximo da água, na região chamada Bund ( onde ficava nosso hotel) dá para ver esta influência ocidental, nos magníficos prédios europeus de um lado e do outro arranhacéus super modernos. Eu adorei muito Shanghai!

Nosso passeio em Shanghai começou depois do almoço. Meu marido não estava se sentindo bem, então ficou no hotel.

Eu e as crianças nos encontramos no lobby com nossa guia. Naquela tarde teríamos dois pontos para explorar embaixo de chuva.

Finalmente a chuva nos pegou direitinho. Esta foi praticamente a primeira vez que a chuva realmente apareceu com gosto neste sabático.

 

Conhecendo Shanghai. Clique aqui para saber mais sobre Jade Buda Temple, Buda feminino na China, Chinatown e Yu Garden.

Depois do passeio da tarde, voltamos ao hotel para nos prepararmos para o passeio da noite.

Acrobatas chineses

Jantamos cedo e fomos para o show de acrobatas de Shanghai.

Para quem tem uma noite de sobra, pode até ser uma atração a considerar, mas na verdade achei morno. Nada muito exclusivo, parecia que estávamos num circo normal.

A reação dos chineses às  façanhas dos artistas era hilária.  Eles falavam "wow" a cada acrobacia arriscada, muito engraçado!

Neste dia, exploramos as water villages ( cidades na água da China) conhecidas como as Venezas da China, clique aqui para conhecê-las!
Massagem Chinesa em Shanghai

Depois da cidadezinha, voltamos para nosso hotel. Tínhamos algum tempo antes do jantar, então optei em fazer uma massagem tipicamente chinesa, próxima do nosso hotel. Paguei 400 RMB, que significou 200 reais. Nada barato, mas seria a última oportunidade para eu conhecer e desfrutar a arte milenar chinesa de massagem, e isso não tem preço, né? A massagem chinesa, como a tailandesa, não utiliza óleos nem creme. Posso dizer que não é relaxante e sim energizante, pois utiliza-se de uma técnica que mistura apertões e batidas, tipo tapinhas e alongamentos. Não foi minha preferida do sabático, mas valeu.

 

Jantar top em Shanghai:  Restaurante M on the bund

Super vista, super comida

12° Dia

 

22/05   Explorando Shanghai a pé e de metrô, clique aqui para conferir esta aventura! Loja da M&M, Museu com peças de 9 mil anos, French Consession e jantar no The Lost Haven....

Gostamos muito da cidade de Shanghai. É limpa, segura. A parte de rio é linda, com mistura de moderno e colonial francês e inglês; o centro é bem diversificado com lojas de todos os tipos e a French consession é o lado charmoso europeu, mantido... Muitos gringos vivem em Shanghai e posso entender porquê.

 

13° Dia

 

23/05 -  Hong Kong

               O Outro lado da China

 

Pegamos o avião e 2h e meia depois estávamos em Hong Kong. No check in em Shanghai tive uma surpresa. Abriram minha mala e pediram para eu tirar todos os meus esmaltes e acetona. Nada poderia ser embarcado, com risco de ser inflamável. Nunca havia experienciado isso, mas vale a dica: esmaltes, acetona nem na mala grande em Shanghai, ok?

 

Hong Kong, clique aqui para conhecer esta cidade livre da censura, mas mesmo assim, claustrofóbica.

Depois de algumas decepções e desiluções em Hong Kong.....Minha impressão sobre a cidade não foi uma das melhores. Como falei anteriormente, gostei de poder ter livre acesso a  internet, mas a cidade em si achei caótica, cinza, muitas construções... nada charmosa. Para mim, não é um lugar que queira voltar. Já Shanghai e Beijing gostei muito mais.

 

15° Dia

 

25/05 - Ida para o Japão

 

Tomamos café e nos despedimos de Hong Kong e da China. Pegamos taxi até o aeroporto.

 

Voamos de HK express ( Hong Kong Express ) valor de vôo surreal de barato.

 

Chegando em Tokyo a responsável da nossa agência Selective Asia estava nos aguardando para nos dar todas as informações como etinerário, mapas...Fomos até a bilheteria do trem e trocamos o voucher por tickets de toda a viagem e escolhemos os acentos. Bem trabalhoso, mas bastante prático. No Japão não teremos praticamente guia nem transfer... mas esta é uma outra história... para ler sobre nossa viagem para Japão acesse aqui: aventura no Japão.

China - plantação arroz
Beijing
Beijin, cidade cinza
Bolo em Beijin
Tianamen Square
Tianamen Square
Tianamen Square
Cidade Proibida

Confesso que depois de 5 meses viajando no sabático, depois de tantos templos e palácios, Tailândia, Índia... difícil nos impressionar com construções e monumentos. Confesso que não fiquei tão impressionada com a Cidade Proibida, como achei que ficaria. Ver construções apenas pelo lado de fora, perde um pouco a grandiosidade. E o pouco que vemos dentro é quase sem nada, não há muita coisa a ser vista do lado de dentro dos prédios.

Cidade Proibida
Cidade Proibida
Cidade Proibida
Cidade Proibida
Happy Valley
Red Theatre
Red Theatre
Muralhas da China
Muralhas da China
Muralhas da China
Muralhas da China
Muralhas da China
Imperial Mansion, Marriot
Imperial Mansion, Marriot
Trem bala na China
Trem bala na China
Trem bala na China
Hilton Hotel em Xian
Hilton Hotel em Xian
Xian
Xian
Xian
Tang Dinasty Show
Dumpling dinner experience
Tang Dinasty Show
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota

hospital dos guerreiros, onde eles são restaurados e

reconstruídos.

guerreiros em display

muito ainda por escavar e descobrir

Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
degustação de chá
degustação de chá
degustação de chá
Cruzeiro de Guilin até Yangshuo
Cruzeiro de Guilin até Yangshuo
Cruzeiro de Guilin até Yangshuo
Cruzeiro de Guilin até Yangshuo
Cruzeiro de Guilin até Yangshuo
Entardecer em Yangshou
Yangshuo
rio Yulong
rio Yulong
rio Yulong
rio Yulong
Yangshou Retreat Hotel
Yangshuo
Yulong
Yulong
Yulong
Yulong
Yulong
Yulong
Yangshou
Yangshou
Yangshou
Yangshou
Yangshou
Yangshou
Cormorant fishing trip
Cormorant fishing trip
Cormorant fishing trip
Cormorant fishing trip
Longji
Lian Lodge
Lian Lodge
Lian Lodge
Pingan
Pingan
Dragon's backbone rice terraces
Dragon's backbone rice terraces
Dragon's backbone rice terraces
Dragon's backbone rice terraces
Dragon's backbone rice terraces
Pingan
Pingan
Pingan
Dragon's backbone rice terraces
Hotel Indigo Shanghai
Hotel Indigo Shanghai
Hotel Indigo Shanghai
Hotel Indigo Shanghai
Shanghai
Acrobatas chineses
Water Villages

11° Dia

 

21/05 - Water Villages: as Venezas da China

Massagem Chinesa em Shanghai
Massagem Chinesa em Shanghai
Restaurante M on the bund
Restaurante M on the bund
Restaurante M on the bund
Escolhemos ir num restaurante especial e o " M on the Bund " valeu! Bar moderno, comida maravilhosa e vista perfeita! Nada barato, mas para uma noite especial é perfeito!
Uma aventura sabática em família
Uma aventura sabática em família
bottom of page