LIdochinaaos

Meu olhar sobre Laos: País cheio de energia boa, simpático, exótico, desconhecido, ignorado por muitos e apreciado pelos que tiveram o prazer de desfrutá-lo.

1° e 2° Dias

4 e 5/02

Nossa viagem rumo ao Laos começou cedinho. Vôo para Vientiane às 7:40 saindo de nossa base em Kuala Lumpur, Malásia.  De lá pegamos outro vôo para Oudomxay. Chegando lá,  encontramos nosso guia e rumamos ao vilarejo de Muang La, onde começamos nossa experiência e aventura nessa terra tão pouco conhecida.

O distrito de Muang La oferece lindos cenários  na montanha, vilarejos remotos e o rio Nam Pak que corta a região.

A temperatura é agradável nesta época do ano, variando entre 12 e 24 graus. Delícia!!!

Curiosidade:

Em Laos todos são milionários. A moeda é bem desvalorizada, dá uma olhada:

moeda de laos: Kip

R$1,00 =2.000 kip

ou seja, 1milhão de kip = R$500,00.

Palavras importantes:

obrigada: kob chai

hello: sabai dee

Do aeroporto, nosso guia falante e simpático nos levou para uma feirinha livre... bom, aqui na Ásia todos se orgulham de suas feirinhas... todo dia tem uma e as pessoas compram tudo lá.

Já deu para perceber e sentir a energia deste povo. Super simpáticos, sorridentes, perguntaram sobre nossa família e ficaram maravilhados em saber sobre meus trigêmeos!!  este povo parece ser alegre, simpático e sem medo de ser feliz! que bom!

Indochina

Nossa viagem à Indochina foi divida em 3 partes: 7 dias em Laos, 7 dias em Cambodia e 10 dias no Vietnã

PARTE 1 - Nossa Aventura no Laos - 7 dias

Produtos bizarros na feira: estomago de boi e sangue de boi em formato e

consistencia de gelatina... socorro!

Ficamos no lodge que leva o nome do vilarejo: Muang La lodge.

Bem charmoso, fica a beira do rio Nam Pak. Poucos falam inglês, mas os que falam são muito gentis e atenciososos. Para começar bem, como teríamos a tarde livre, decidi fazer uma massagem no spa... amei!!!! Depois da massagem que fiz em Atenas, na Grécia, esta foi a melhor!!!

Fim de tarde fomos tomar banho nas águas termais. A região é bem conhecida pelas termas. Pessoas locais se banham nas águas próximas ao rio na frente do nosso lodge. Nós podemos escolher : nos banhar com os locais e/ou num lugar exclusivo  do hotel. Tanto faz os dois são otimos!!!

Do outro lado da ponte ficava nossa piscina. Adorei o lugar, super mágico e o lodge oferece várias opções de atividades... nós optamos pelo trekking até o vilarejo Khmu e depois a cachoeira... saimos dia seguinte às 9:00 e retornamos às 15:00. O almoco foi pic nic na cachoeira preparado pelo lodge!

curiosidade sobre o povo de Laos:

65% lao - originarios da china

20%- khmu( foram os primeiros a habitarem Laos tambem derivados do povo khmer do Cambodia)

15 % hmong people ( vindos da Mongolia)

0,5 akha ( vindos do tibet)

Um dos pontos fortes deste lodge foi a culinária. Um menu fechado todos os dias... delicioso!!!! O vilarejo de Muang La em si não é bonito não... mas a estadia no hotel valeu.

3° Dia

6/02 -  Viagem pelo rio Nam Pak

Saímos às 10h de van por uma estrada bem ruinzinha por duas horas até chegarmos no rio. À nossa espera estava um barquinho bem bonitinho e pequenininho.... se não estivesse frio e ventando até que seria pitoresco.... rsrsrs achei que tinha começado meu martírio e tortura.... rsrsrs e não estava errada, parcialmente.

Sim, foi difícil, mas com o tempo foi melhorando... ficando menos frio e consegui sair das cobertas (pelo menos o rosto) e comecei a ver a paisagem. Linda !!!

Depois de 2h no barquinho, paramos no meio do nada para fazer um pic nic...nuddles com frango: tava uma delícia!!. Sentamos num tronco e mandamos ver no tradicional asiático! Jogamos pedras quicantes no rio e depois seguinos viagem... e a tortura deu lugar a uma tarde incrivelmente agradável... quem diria...super recomendo, mas caso for fazer este trajeto: veja a época do ano! fevereiro ainda eh frio por lá.

Não parecia real, era como se estivessemos num filme. Aquela vila tão perfeita parecia cenário .. Mas era bem real. As mulheres fazem lindas pachiminas de algodão e de seda ( eu comprei duas de seda 24 reais cada) os homens trabalham nos campos de arroz e as crianças frequentam a escola do vilarejo.

Desta vez não fomos de mão abanando... levamos caneta para as crianças e adolescentes que nos agradeceram em francês ( segundo nosso guia, eles aprendem francês e inglês na escola).

Valeu muito toda esta travessia para ver meu marido e meus filhos competindo para ver quem quicava mais pedrinha no rio e para ver este vilarejo tão especial e intocável ... mas a aventura do dia não acabou..

Nosso primeiro Bug ( problema) no sabático!!!!

Então...nossa próxima parada seria Nom kiaw, um vilarejo cheio de bagpackers a 100 e poucos km de Luang Prabang. La passaríamos a noite e no dia seguinte seguiríamos para a Luang Prabang. Bem... chegando no hotel descobrimos que eles venderam nossos quartos!!! pois é... Nosso guia tentou nos colocar em outro hotel, mas era tão ruim que desta vez perdemos a esportiva e não aceitamos. A solução foi rumar para Luang Prabang e ficar uma noite a mais lá! tudo bem.. conseguimos um hotel  e o improviso deu certo! quer saber? acho que foi até melhor, porque o vilarejo Nom kiwau era cheio de bagpackers, gringos com mochilas e não o "real deal " conhecemos vilarejos remotos intocáveis e estes sim fazem mais sentido para nós.

4° Dia

7/02 - explorando os arredores de Luang Prabang

A temperatura ainda tava baixa de manhã, mas desta vez com o ceu azul.

Na chegada, na noite anterior, a imagem que tivemos da cidadezinha de Luang Prabang foi de uma mistura de Minas com Campos de Jordão...  Uma rua principal ( mas bem maior e mais diversificada que Campos ) com vários cafés, restaurantes e lojas... muito charmosa. Amei!!!

De manhã deixamos nossas malas no nosso hotel escolhido em Luang Prabang : Satri House. Um 4 estelas muito lindo e charmoso.. adorei!! e eles tem bike gratuitas para hóspedes!!! huhu!!

O primeiro stop desta manhã foi um vilarejo próximo a cidade chamado Ban Na Ouan- como é perto da cidade é mais turístico, porém, como eles realmente vivem lá, tem seu charme. Para quem quer ter contato com vilarejos remotos eu aconselho fazer nossa rota. Mas para quem quer ter uma idéia apenas, o lugar oferece  a experiência. Este vilarejo é formado por pessoas da tribo hmong ( oriundas da Mongólia).

Vendem artesanatos que podem ser comprados lá mesmo ou a noite no mercado noturno da cidade.

Segunda parada: Kuangsi waterfall

Próxima da cidade, esta reserva além da cachoeira de águas azul turqueza abriga um santuário de ursos. Vale a pena ir cedinho (tipo 9:00/9:30) para evitar o aglomerado de chineses... rsrs. Amei a cachoeira!!! vale super a pena visitar!

Terceira parada:

Museu étnico- O Laos abriga 49 grupos étnicos que possuem sua própria cultura, ou seja língua, crenças...

Isso tudo num país do tamanho da inglaterra e que comporta cerca de 7 milhões de pessoas. Uma doidera!

quarta parada: Pak Ou Caves - há 45 min da cidade

Fomos  conhecer esta caverna cheia de milhares de budas. Paramos para comer num restaurante em frente. Comida local... deu para o gasto.. rsrs. A caverna foi descoberta e pelo que contam, por uma questão de superstição começaram a levar imagens de buda para dar sorte. Ai já viu né? Resultado: centenas de budas na caverna. Eu particularmente gostei mais do trajeto para chegar na caverna ( riozinho... montanha linda...) do que da própria caverna.. mas é uma questão de gosto.

À noite fomos jantar num lugar bem legal que recomendo : 3 Nagas - fica na rua principal e fica no hotel com o mesmo nome e que pertence ao grupo Accor. Comi salada com um prato local chamado Laap ( eu pedi de peixe) e a partir daí este foi meu prato principal em Laos! super recomendo!!!!

5° Dia

08/02

O dia comecou bem cedinho - fomos assitir Alms Giving às 6:00 da manha. Todos os dias os monges levantam às 4:00 e às 6:00 saem pela rua arrecadando oferendas da população. Eles vivem de doações. Não tinha muita gente, e para ser sincera, não achei interessante acordar cedo no frio para ver esta ação, não. Mas, é particular de cada um. Eu achei que não valeu, mesmo tendo participado fazendo oferenda.

Recomeçamos o dia às 9:00 indo para o Palacio Real do rei deposto - que virou museu no centro da cidade. Interessante ver... nada comparado a outros palácios europeus, mas deu para entender a história e a simplicidade, inclusive de recursos do povo Lao.

Depois fomos ao templo mais antigo de Luang Prabang......

e depois ao templo wat XiengThong às margens do rio Mekong.

Nesta mesma manhã, fomos a uma escola de monges onde tivemos a chance de conversar com noviços

Seguimos para o Mont Phousi que fica em cima do morro, no meio da cidade. São muitas escadas, mas a vista lá de cima é bem legal, vale a pena. Muitos vão no pôr do sol, mas como lota, preferimos ir mais cedo.

Para terminar o dia e ver um pôr do sol estonteante, escolhemos um barzinho às margens do Mekong .. simplesmente fantástico!!!!

O melhor meio de transporte para passear pela cidade é a bicicleta. As  ruas são calmas e a cidadezinha é pequena e plana. Muitos que querem ir mais longe alugam motos, o que também parece muito legal.

Gostamos de bike porque é prática. Se vai rápido e com ela você participa da cidade...sem pressão.. não como esporte, mas como meio de locomoção... tenis, jeans e pronto. Nada de roupa própria... rsrs tipo lazer mesmo!!! Recomendo... se você nunca adotou a bike e sempre preferiu andar pelas cidadezinhas, faça um teste!  Andar é legal... mas pedalar é divertido!!!

À noite fomos jantar no LElephant - considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Gostamos muito. Escolhemos um dos menus fixos e 3 pratos saiu 10,00 dolares por pessoa. Valeu muito a pena!

Depois do jantar voltamos para o hotel de bike pelas ruazinhas da cidade ... uma delícia!!!

6° Dia

9/02 - nosso último dia em Luang Prabang - que peninha!

Tranquilamente, tomamos café da  manhã e partimos de bike pela cidade... à tarde relaxamos, vimos lojinhas...

Fomos a cafés, passeamos sem rumo e sem pressa.

Praticamente Luang Prabang tem duas ruas importantes : a principal - que tem mais cafés, lojas um pouco mais caras... o mercado noturno pega uma parte dela e a rua que beira o rio Mekong - que traz hoteis bacanas e constrasta com restaurantes e bares bem locais. Luang Prabang é uma cidadezinha que atrai um público eclético. Jovens, idosos, bagpackers e famílias. Posso dizer que as pessoas eram bonitas e de várias nacionalidades.... Todas atraídas pela diversidade de natureza, cultura e sincretismo destas terras tão pouco conhecidas... Laos vai ficar guardada com carinho em minhas memórias, sem dúvida alguma....

Nossa última noite escolhemos jantar no Tangor - um restaurante com cara de barzinho na rua principal simplesmente maravilhoso! recomendo!!! A sobremesa Lava chocolate cake é simplesmente maravilhosa! o dono é um francês bem simpático e as músicas do lugar é bem eclética, até MPB tocou!! vale a dica!

...e nosso tempo no Laos acabou assim.. voltando de bicicleta para o hotel..

7°Dia

6° lugar :  cachoeiraKuangsi waterfall

7 lugar : gastronomia de Muang La e Luang Prabang

Dicas de gastronomia:

Os 3 tops restaurantes que fomos em Luang Prabang foi indicação da minha amiga Flávia Pires que tem um blog de viagem muito legal . Imperdíveis:

- 3 Nagas

- L'elefante

- Tangor

Recomendo fazer reserva antes de ir.

vista do nosso café da manhã
piscina do hotel
águas termais em frente do nosso hotel
trekking
crianças Khmu
papo com nosso guia
na cachoeira
povoado khmu
Paramos num povoado lindo lindo, num vale rodiado de montanhas, chamado Ban Sopjem
nossas bikes a beira do Mekong
rua principal

Laos/Indochina

Uma aventura sabática em família