top of page

Vietnã

14° Dia

 

17/02 - Chegando no Vietnam

Já estávamos com 14 dias de viagem, percorrendo a Indochina. Começamos no Laos, fomos para Cambodia e de lá pegamos um avião em Phom Penh, Reino do Cambodia às 18:00h. 3h depois, chegamos em Hanoi.

Nossa primeira aventura seria num homestay. Depois da experiência um tanto extrema no Cambodia, haviamos decidido não fazermos mais homestays. Porém, antes de cancelar com nossa agência, pesquisamos mais a fundo na internet e vimos que este homestay era bem diferente do Cambodia. Era mais um tipo de pousada... então decidimos encarar.

 

Uma dica : procure fotos e comentários na internet para se preparar sempre. Quando não há fotos nem comentários, fique atento.

Indochina Parte 3 : Vietnam

        

       A Terra dos Dragões

Meu Olhar sobre o Vietnam: Lugar simpático, natureza exuberante e pré-histórica. Casa da emblemática Ha Long Bay e Surprise cave... Comida saborosa. Herdaram tradições e crenças da China e as honra ainda mais que eles. Vietnam de apujança, vietnam de beleza ímpar. Seguramente um dos lugares mais lindos que já estive na vida, estão no Vietnam.

Ao chegarmos no aeroporto,  a imigração acabou demorando, pois o visto, assim como nos outros países da Indochina, é concedido na hora da chegada no país. Nos encontramos às 22:30 com nosso guia vietnamita. Para nossa tristeza ele falava muito mal o inglês. Desta vez demos azar, infelizmente.

 

Ele nos levou de van para nosso Homestay  em Ky Son - a 70km de Hanoi.

O clima estava diferente do Cambodia, estava mais como no Laos. Friozinho, entre 12° e 22° graus.

Começando Vietnam em Ky Son
Vilarejos pitorescos no interior de Hanoi

15° Dia

18/02 - Começando com o pé direito nas terras dos Dragões

             Passeando de bike no Vilarejo de Duong Lam e Ky Son

Começamos  com o pé direito nas terras dos dragões. Acordamos e fomos pedalar para conhecermos a região. Estavamos no vilarejo ky son, mas fomos de bike até Duong Lan. Lindos campos, vilarejo simpático... e mesmo simples ou pobre tudo parecia bonito! era como se estivéssemos na Itália, onde, por mais que alguns lugares sejam pobres, são lindos.... tive essa sensação.

Mia pagoda no vilarejo de Duong Lam
Templo estilo Chinês a 50km de Hanoi - muito lindo!

No Vietnam as pessoas são mais barulhentas, um pouco mais agressivas nas atitudes. Mais parecidas conosco.

A orientação religiosa segue a chinesa. 90% da populacao é budista. Mas, diferentemente do budismo do laos e cambodia, os vietnamitas pensam de forma pragmática. Dão mais ênfase para os negócios do que para a vida pessoa e evolução espiritual.

 

Mais ainda que o próprio Buda, o vietnamita honra e venera seus ancestrais, acreditando que precisam zelar por eles até mesmo depois de sua morte. Por isso nos templos - chamados aqui de pagoda- podemos ver as pessoas fazendo oferendas de comida e queimando notas de dinheiro falsa.

 

Os vietnamitas acreditam que os ancestrais precisam das mesmas coisas no "céu" e queimando as notas de dinheiro falsas eles vão receber no "céu " o dinheiro verdadeiro. Segundo os vietnamitas,  quem está oferecendo receberá de volta aqui na terra... papo estranho e sem sentido para nós ocidentais... mas, interessante!

Na própria China não vimos isso acontecer não. Vimos que na China os chineses são mais materialistas e pouco religiosos.

 

O templo, que no vietnam chama-se pagoda, é diferente da Tailândia, Laos, Cambodia. 

 

Parece uma casinha normal, mas tem a "torre" ( estupa) na frente. O templo tem vários budas e tem muita imagem dos protetores que parecem gigantes chineses ou mongois... tudo muito mágico! amei muito esta pagoda!!! recomendo fortemente a passagem por este vilarejo e hotel!!!  

Fomos também a um lugar que é o ponto de encontro da cidade. Todo vilarejo tem isso, é como se fosse um lugar para uma assembléia geral da  população local.

Voltamos para o hotel e tivemos cooking class : rolinho ( spring rols vietnamitas ) e bolinho de carne enrolado em folha, uma delícia!!!Amei!! No almoço, comemos tudo!! amei  a culinária vietnamita, embora não seja nada saudável.

Muita fritura!

Cooking Class : Uma delícia!

Uma delicia de tarde!

 

No caminho vimos que  o vilarejo tem uns alto falantes e que umas pessoas ficam falando. Descobrimos  que o governo, duas vezes por dia, por uma hora, fica passando notícia.. ou seja parecido com a hora do Brasil. O governo comunista faz a população escutar o que eles querem a força... fazer o que?

A arquitetura das casas  é rebuscada. Eles adoram detalhes em molduras. Influência francesa. Por mais simples que sejam as casas são bem caprichadas.

Passeio a pé pelo vilarejo de Ky Son
Fazedores de mel, chá na casa do guia... conhecendo o dia a dia no interior de Hanoi

Às 19:15 acompanhamos a família em sua oração diária para Buda e às 17:30h jantamos. Tudo muito caprichado e feito com muito carinho. Adoramos! As crianças foram para o quarto. Eu, meu marido e minha filha mais velha sentamos ao redor de uma fogueira  grande, onde tivemos banho quente nos pés com erva para espantar o frio. Depois o pessoal do hotel fez milho e cana de açúcar na fogueira. Uma delicia!

 

16°Dia

 

19/02 - Rumo a Hanoi

Nosso hotel em Ky Son : Moon Garden Homestay

Chegamos a meia noite e um jantarzinho caprichado nos aguardava. Uma graça de lugar!!! Para mim, melhor comida do sabático!

Nosso quarto estava perfeito, até com enfeite de toalha... bem limpinho e arrumadinho! Não parecia um homestay, tava mais para uma pousada ou hotel fazenda! dormi como uma pedra..

O Hotel organiza caminhadas, passeio de bike, cooking class... tudo muito bom, uma delícia!  Imperdível indo para Hanoi, parar no Moon Garden em Ky Son.

Tomamos café da manhã, despedimos do campo e rumamos para a cidade grande do norte: Ha Noi.

Lá, escolhemos o Metropolitan Sofitel para ficarmos, para recarregar as energias depois do homestay.

 

Nem precisava tanto, pois o homestay foi mais um hotel de charme que outra coisa... Chegamos no hotel somente final da tarde, pois era dia de city safari. Deixamos as bagagens na van e fomos ao city tour com nosso guia do Vietnan do norte que tinha um inglês sofrível .

 

Penamos muito para entender nosso guia e em comparação com os outros que tivemos e os que vimos em ky son, este foi o mais fraquinho... tivemos azar.

Veja aqui nosso tour por Hanoi: Museu étnico, templo de literatura, hanoi Hilton ....

.....e  assim terminamos nosso primeiro dia de Hanoi, relaxando no Sofitel...pena que estávamos no inverno. A piscina era bem convidativa. Achamos o hotel legal, uma versão menor do copacabana palace, mas esperávamos um pouco mais. Os quartos eram pequenos e os preços de tudo, até água, bem abusivo....

17° Dia

 

20/02- Dia livre em Hanoi

Aproveitamos para dormir um pouco mais e andar pela cidade.

Hanoi nos impressionou. Uma mistura de Buenos Aires, São Paulo e Paris... Arborizada, cheia de parques.. lojas  caras e bonitas rodeiam o hotel. Dá para ver que o socialismo aqui é apenas político, pois o capitalismo econômico esta presente em todos os lugares.

Uma cidade desenvolvida, bonita, movimentada e cheia de vida. Muito legal, bela surpresa!!

Andamos no old quarter ( parte antiga da cidade que parece a 25 de março em São Paulo)  e perto do lago fomos abordados por um estudante vietnamita, que além de querer conversar para aprimorar seu inglês, estava fazendo um trabalho sobre dinheiro estrangeiro e perguntou se tinhamos  moeda brasileira. Ajudamos a coleção dele com real e dinheiro de Laos! conversamos bastante, principalmente ele com as crianças. Ele era muito curioso  e simpático!

À noite comemos no hotel e descansamos.

 

18° Dia

 

21/02 - A Incrível Bahia dos Dragões Descendentes

Um dos pontos altos e mais aguardados por mim nesta viagem era Halong Bay, pela  beleza  pré-histórica estonteante e pelo mini cruzeiro que faríamos lá.

 

Minha expectativa estava bem alta!

Nossa viagem para Ha Long Bay começou cedo.

O tempo não estava muito bom não, frio.. cinza e ameaçando chover. Saímos com nosso guia e nossa van às 8:00hs de Hanoi.

Depois de muitas buzinas e 3hs meia de viagem, chegamos ao nosso extraordinário destino.

Para navegar nas águas dos Dragões Descendentes, nós escolhemos o The Legend - the exclusive cruise - com 3 cabines totalmente exclusivo para nossa família. Legal! o serviço poderia ser melhor ( nosso butler simplesmente sumiu na hora do happy hour), mas estar em Ha Long bay foi uma experiência muito especial !!obrigatória no Vietnam :  por do sol lindíssimo!!!

Caiaque em Ha Long Bay

Paisagem fantasticamente pré-histórica e Exuberante

Começamos o passeio abordo do The legend até um pier de caiques. Lindo cenário... Simplesmente inesquecível.

Depois fomos para uma fazenda de ostras, cenário fantástico!

Fim da tarde brindamos e celebramos o por do sol. Ele apareceu e se foi entre os Limestones de mais de 200 milhões de anos.

O jantar foi muito gostoso. A cabine e banheiro eram muito bons, surpreendeu. Outro ponto forte da embarcação foi o silêncio dos motores... parecia que deslizavamos sobre a água delicadamente....

19°Dia

 

22/02 - Nascer do Sol em Ha Long Bay

              Celebrando a vida no paraíso

 

Depois de matar dois copos de vinho  na noite anterior, dormi como uma pedra e acordei cedinho, às 6:00, para ver o nascer do sol com tom de mistério no Ha long bay.  Não vimos nenhum dragão, mas posso imaginar há mil anos atrás a imaginação da galera por lá ... o lugar é mágico e seria realmente uma bela moradia para um dragão e sua familia...

Um pouco sobre Ha Long Bay

 

Ha Long Bay é uma bahia com mais de 2.000 formações de mini ilhas de limestone formadas pelo tempo, água e pelas movimentações das placas tectônicas.

 

Estas formações sofreram alterações do ambiente e do tempo por mais de 500 milhões de anos.... ou seja, um lugar mágico, fantástico que teve vários povos de vários períodos vivendo por lá... Serviu de cenário para  os homens das cavernas e também teve  papel importante e estratégico em  guerras, seja contra a China ou até mesmo contra os EUA na guerra do Vietnam.

 

Um pouquinho de lenda....

 

O nome Ha long significa dragão descendente. A lenda diz que a muitos anos atrás, quando o Vietnam  foi invadido por povos vizinhos,  forças superiores dos céus mandaram um dragão e seu filho para proteção. Depois de proteger e defender o povo contra os invasores, o dragão resolveu ficar e viver no lugar com seu filho. Então do nome : Ha long Bay que significa baía do dragão descendente, ou seja,  que desceu do céu.

Tomamos café da manhã às 7:00 e 7:30 desembarcamos para conhecer a Surprise Cave.

( Importante : o horário das 7:30 foi crucial, pois fomos os primeiros a entrar na caverna sem nenhum outro turista!!! )

 

 

Simplesmente WOW!!!

Eu sou uma amante de cavernas e posso dizer que esta não decepcionou, melhor.. surpreendeu total! Sem dúvida a mais linda que já entrei. Pé direito altíssimo, limpinha, com efeito de luzes... um pouco produzida demais, alguns diriam, mas sinceramente, mereceu... ficou linda de morrer!!! obrigatória!!!

Surprise Cave : Simplesmente WOW!

A Surprise Cave tem 10.000m2 e foi formada a 340 milhões de anos pela entrada de água.

Foi descoberta pelos franceses em 1901.

....E assim foi terminando nossa aventura na linda  e icônica Ha Long Bay... depois da caverna, arrumamos as malas e nos despedimos da tripulação, que era formada por 5 pessoas : nosso butler, garçon, cozinheiro, capitão, ajudante de capitão e mecânico.

curiosidade:  Tempo, uma questão de referencial

 

ha long bay tem 500 milhões de anos de existência. Se compararmos a nossa ínfima existência de 80 anos, por exemplo... significa apenas 6 minutos para este lugar magnífico. Dá para parar de lamentar a vida da borboleta que, se compararmos com a nossa relação com o tempo, só tem 24h de existência.......profundo né?

Em terra, nosso guia de  Hanoi (aquele que falava mal inglês) estava nos aguardando juntamente com nosso motorista. Fomos direto para Hanoi.

 

Tínhamos algumas horas antes de pegarmos avião. Entre visitar mais pagoda, ver feira livre ou fábrica de cerâmica para matar o tempo... escolhemos dar uma passadinha no shopping center. Almoçamos, passeamos um pouquinho e fomos para o aeroporto. O shopping era bem fraquinho...

 

 Às 19:00hs nosso vôo saiu para Hue - centro sul do Vietnam. Foi de 1902 a 1945 a capital imperial do país.

Nossa passagem por Hue

Antiga capital Imperial do Vietnam

Chegamos às 20:30 e nosso novo guia em Hue estava nos aguardando. Era uma mulher chamada Len - ela também falava muito mal o inglês.

Fomos direto para nosso hotel.

Escolhemos o hotel La Residence, que fica na beira do Perfume river-  o principal rio da região.

Jantamos no hotel e fomos dormir. O dia seguinte seria cheio de atrações, uma vez que nossa estadia em Hue seria bem rapidinha...

 

20° Dia

23/02 - Passeio de Bike em Hue

 

Depois do café da manhã, pegamos a bike com nossa guia Len e fomos desbravar a cidade de Hue. Veja aqui os pontos turísticos que visitamos.

Le jardins de Carambole - Lugar delicioso e comida de qualidade

Às 16:00hs terminamos a visita e fomos ao hotel descansar. À noite, pesquisamos e pedimos recomendação ao concierge sobre restaurante. Escolhemos o Le jardins de Carambole - excelente pedida! lugar gostoso, dentro da citadel, charmoso.

 

Comida mais para francesa e européia: era o que queríamos. A comida asiática tem muita fritura e gordura. Sempre que podemos, evitamos e partimos para a western mesmo.... E assim findou mais um dia...

 

 

21° Dia

24/02 -  A Caminho de Hoi An

Eu havia pesquisado sobre a cidadezinha de Hoi An .. suas  praias e a cidadezinha linda e enfeitada...estava bem animada para ir para lá

 

As Paradas até Hoi An

 

Chove chuva....Tempo cinza e extremamente molhado, foi como começamos e permanecemos nesta última parte da viagem.

 

Pegamos a estrada com destino ao litoral : Hoi An (perto de Danang). Na viagem, estavam previstas várias  paradas e uma rota pitoresca, mas a chuva conseguiu estragar e acabamos não vendo muito, infelizmente.

 

Já percebemos que o melhor para viajar ao centro/ sul do Vietnam é maio, abril... agosto/ setembro.... fazer o que?

Faz parte: bola para frente e capa de chuva!!!

Em Danang fomos a um museu que não acrescentou nada.. e depois fomos para uma pagoda com caverna na montanha de marmore ( marble mountain) aí sim, fantástica!

Marble Mountain em Danang

Valeu muito a pena! A chuva parou e aí pudemos aproveitar! Esta montanha tem muitas cavernas, mas a imperdível e muito impressionante é a Huyen khong cave - achei fantástica!

A entrada é "a la indiana jones " e lá dentro, com seu pé direito altíssimo, tem uma estátua grande de buda... valeu  a subida.

 

Para subir a Marble Mountain  tem duas formas : elevador ( paga uma graninha extra) ou escada. Encaramos o fitness... foi tranquilo.

Gostei muito do lugar. Para quem vai pegar vôo em Danang vale a pena um pit stop na marble mountain com certeza!!

Do Conjunto das 5 Montanhas de mármores, conhecemos uma. As cincos montanhas possuem cavernas e inúmeras entradas. Vários santuários budistas também podem ser encontrados pelas montanhas.

Chegamos  às 14:30hs no nosso hotel em Hoi An, pertinho da marble mountain em Danang, cerca de 15 a 20 minutos. O hotel que escolhemos era bem legal. Novo, mas bonito. Pegamos um bangalô com dois quartos de frente para o mar. A piscina era fantástica, de frente para o Spa, mas o fitness center ( coisa rara na Ásia) era bem pequeno. O tempo estava bem feio... imagino este lugar no verão... fantástico!!!

Comemos no hotel ( preço justo) e pegamos a van para a cidade - 7 km. Daria para fazermos de bike, mas como o tempo estava chuvoso, desistimos.

Chegamos na cidadezinha e fiquei apaixonada! uma graça... linda, linda.. mesmo cheia de turistas....

Dias 27,28,29/02 - Passeando em Hoi An

Boutique Hoi An resort

Lojinhas..lá fazem roupa e sapato sob medida em 24h... não arrisquei porque não estava precisando, mas parecia legal. Lojas de biju.. cafés e restaurantes... tudo lindo e enfeitado.

No rio também. À noite ficou ainda mais linda com lanternas e luzes.. amei!

Fomos jantar no restaurante green chili - uma mistura de local flavour, México.. e europeu. Nós preferimos um lugar mais eclético, para fugir das frituras locais.... e o dia acabou assim... van de volta para o Hotel.

 

 Nossos dias seguintes foram assim ... descansamos e curtimos a linda Hoi An.

 

Fui  no spa do hotel fazer massagem... fomos para a cidade, andamos ou alugamos bicicleta e desbravamos a cidade. Fizemos cooking class no hay cafe! uma delicia!!!

 

Adoramos Hoi An .. mas se esta pensando que é so tranquilidade, esta enganado. Hoi An é vibrante.. cheia de cores... é barulhenta e pode ser bem movimentada dependendo da rua.

 

Os vietnamitas adoram moto.. uma loucura e não tem regra. Eles simplesmente vão... rsrs... milhares de motos. Adoram uma buzina.. são muito barulhentos. No começo é assustador, mas depois acostuma !!!

Hoi An é uma cidadezinha à beira mar encantadora!

Bike em Hoi An, a Toscana Asiática!

 

Em Hoi An aconselho alugar uma bike e pedalar. Excelente forma de conhecer e desbravar a cidadezinha...

Tem muitos restaurantes, cafes..Amei esta cidade e recomendo fortemente !!! imagino quando o tempo está lindo e calor... praia e cidade linda.. perfeito! Infelizmente pegamos frio e chuvisco e mesmo assim foi demais!

 

Hoi An para mim é uma cidade pequena na toscana asiática. Se você é como eu, que gosta de cidade pequena, que se ande a pé ou de bike... muitos cafes, restaurantes, pontes, barquinhos... lanternas... e gente do mundo inteiro... ( e praia!!! pena que não tivemos o prazer) você tambem vai adorar!!!

Dica Importante - Viajando com adolescentes:

 

importante ressaltar: os adolescentes sentem muito as coisas, tendem a ser muito sensíveis.. sendo assim é importante ir devagar. Depois de tanta viagem é bom mesclar manhãs sem fazer nada ... às vezes percebíamos um estress normal ( principalmente nas meninas) .... mas que depois de uma manhã bem dormida tudo melhorava bem..😍😍😍 Então quando for planejar férias longas com as crianças( adolescentes), é bom prever  isso...fazer nada é importantíssimo !!!

Assim acabamos mais uma aventura. No dia  27 pegamos o avião para Kuala Lumpur e fim de tarde estávamos em casa recobrando as energias, pois dia 4/03 teríamos nova aventura: 25 dias na Índia!!!

Depois do almoço tivemos um descanso de 2 horas e aí saimos com nosso guia e o do hotel para um passeio no vilarejo Ky Son, mas esta vez foi a pé! muito legal! nosso guia nos levou para ver criação de abelha, depois fomos até a cada casa dele, tomamos chá, conversamos sobre a cultura e costumes de nossos países e depois voltamos para o hotel.

HANOI - CITY SAFARI

Desbravando Hanoi

Caverna Huyen Khong Cave

Imperdível na Marble Mountain

Uma aventura sabática em família
Uma aventura sabática em família
bottom of page